O pai do nosso colega André, veio falar da sua profissão , mostrou-nos imagens, no quadro interativo do local onde trabalha e o que faz.
Trabalha numa escola, mas para pessoas mais velhas, uma escola para adultos Senior , que querem continuar a aprender , mesmo depois de reformados.
Fica em Vila Nova de Gaia ,e fazem atividades muito interessantes.
Explicou-nos as suas funções na Academia.
Os adultos têm aulas de viola e cavaquinho.
Têm aulas de folclore.
Informática.
Pintura.
Desenho.
Hidroginástica
E ainda fazem visitas de Estudo. Adorámos a visita do pai do André, explicou muito bem o que faz e o que se faz no local em que trabalha. No final, deixou-nos umas lembrancinhas que muito agradecemos.
A mãe do Francisco não pode vir, mas enviou um trabalho que o Francisco defendeu muito bem.
A mãe do Francisco é professora do 1º Ciclo. Obrigada por ter enviado o trabalho.
A mãe não pode vir, mas veio o pai. O pai do Francisco trabalha na empresa CP , Caminhos de Ferro . É controlador de circulação.
Dá o sinal para os comboios seguirem com a bandeira fechada.
Se a bandeira estiver aberta é sinal de perigo na via.
À noite, os sinais são luminosos.
Aprendemos que o comboio que circula a maior velocidade em Portugal atinge os 240 km /hora.
Também há controladores em grandes centrais que monitorizam todo o trânsito ferroviário do país.
Obrigada ao pai do Francisco, aprendemos muito com ele sobre os comboios.
Mas não ficamos por aqui, a nossa colega Lara, fez um trabalho sobre a profissão da mãe.
A mãe da Lara trabalha numa fábrica de produtos ultra congelados. A mãe faz rissóis e bolinhos de bacalhau, que depois são vendidos para o Brasil.
Esta fábrica situa-se na zona industrial de Canelas.
Parabéns , Lara, falaste muito bem sobre o trabalho da tua mãe.
Ah, mas ainda não tínhamos acabado , também veio a irmã do nosso colega , Lucas, que é rececionista na Europcar.
A Europcar é uma empresa de aluguer de automóveis. Mostrou-nos a farda que tem de usar no trabalho. E explicou-nos que atende os clientes que querem alugar um carro, ou que tiveram um acidente , ficaram sem carro, e ali também alugam carros para esse fim. Não sabíamos que havia pessoas que trabalham e estudam , é o caso da irmã do Lucas.Fizemos-lhe muitas perguntas sobre os carros , até lhe perguntámos se tinham Ferraris e aviões, para alugar.
Obrigada pela paciência em responder a tanta questão sobre carros , pela presença e interesse demonstrado.
E assim terminou a apresentação sobre o tema "Profissões" que decorreu na semana passada, nas aulas de Estudo do Meio .Para a próxima semana já há mais pais inscritos , para participar. Adorãmos ver os nossos pais na escola e poder partilhar com os colegas o que nós já sabemos sobre eles. É um orgulho!
PROJETO ECO -ESCOLAS
Uma técnica de sensibilização ambiental deslocou-se à nossa escola para nos falar da redução de resíduos, separação dos lixos e reciclagem.
Depois de feitas as apresentações , vimos um filme animado intitulado "Fábula dos membros ", onde aprendemos da importância de todos colaborarmos e trabalharmos para o mesmo fim.
Todos queremos um ambiente limpinho e saudável, então temos de colaborar na separação dos resíduos, para que a cidade se mantenha limpa e bonita.
No final, recebemos estojos feitos de fechos .
Já imaginaram?! Estojos feitos de fechos que uma empresa deitou fora e a Suma aproveitou e mandou reutilizar .
"Na Natureza nada se perde , nada se cria , tudo se transforma " Lavoisier.
Adorámos os estojos.!
PROJETO " O LIVRO É UMA FESTA"
Este fim de semana o colega que levou o livro para ler em casa , aos pais,foi a nossa colega Maria Inês.
Depois de nos ter mostrado a capa do livro , mostrou-nos a ficha de leitura e contou-nos a história, sem o livro.
Muitos de nós já conhecíamos a história e fomos ajudando a Inês quando ela se esquecia de alguma parte. Ela sabia muito bem a história.
A professora leu-nos, então , a história e foi fazendo perguntas sobre a sequência da mesma.
De seguida , pintámos , recortámos e ordenámos as imagens da história, na sequência correta.
De seguida, fizemos o reconto , da história , por escrito. Saímo-nos muito bem. Ainda damos erros e repetimos muitas vezes as mesmas palavras, mas, com o tempo iremos melhorar.
Desta forma lemos mais uma história,fizemos recontos, exercitámos a escrita, pintámos e ordenámos imagens da história. Fazer o reconto escrito, após a atividade de pintura e ordenação das imagens, ajudou-nos muito a escrever seguindo a ordem da história e a não repetir as mesmas ideias.
Ficámos à espera da história da próxima semana , para sabermos quem a leva para casa.
Até lá boas leituras e até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário