Em Estudo do Meio demos os itinerários , vimos imagens, aulas na Escola Virtual, desenhámos o nosso percurso Casa/escola . A professora lançou-nos , depois, o desafio de construirmos maquetes . Formámos os grupos , vimos o que iríamos fazer , como o faríamos e o material de que necessitaríamos.
Trouxemos materiais de casa , utilizámos outros que encontrámos na sala e pusemos mãos à obra!
lentamente, as nossas maquetes começaram a compor-se.
Após três aulas de volta deste trabalho , demo-lo como concluído e cada grupo fez a apresentação à turma.
Pormenores vistos mais de perto:
Um parque com um lago, peixinhos, árvores e flores . Vejam o pormenor do semáforo.
Um parque com relva, flores, árvores , um cogumelo e um escorrega!
O pormenor do estacionamento no parque do Hotel e do Hospital.
Ruas, semáforos , passadeiras, pessoas e carros...
O semáforo perto do Hospital e da escola. O carro parado na passadeira.
Um parque com baloiços...
Os trabalhos em exposição ,para que os colegas das outras turmas posam ver.
Nós adorámos fazer este trabalho e trabalhar em grupo. A professora adorou os resultados. Estão todos de Parabéns! Esta turma é FANTÁSTICA!!!!!
PROFISSÕES - OS PAIS VIERAM À ESCOLA
Na semana passada, no dia de Estudo do Meio, os Pais continuaram a vir à Escola explicar-nos a sua profissão.A mãe do nosso colega , André Leal, veio à escola explicar-nos o seu trabalho. Fez este desenho no quadro, para ver se nós adivinhávamos, mas , demorou um bocadinho .
Acupunctura é a inserção de agulhas no corpo, em pontos específicos. Estes pontos foram descobertos e registados pelos chineses ao longo de um período de vários milhares de anos.
Fizeram-nos muita impressão as agulhas, apesar de nos terem dito que os tratamentos são indolores(sem dor). Pudemos ver de perto as agulha utilizadas na acupunctura.
Ficámos a saber , que depois de cada utilização, são deitadas fora.
Como funciona a
Acupunctura?
A Medicina Moderna Ocidental não consegue
explicar como funciona a Acupunctura. A Acupunctura Tradicional baseia-se nas
antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue),
através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma
semelhante aos nervos, veias e artérias. De acordo com a antiga teoria, a
Acupunctura permite que o Qi flua para áreas onde está Deficiente e para fora
das áreas em que se encontra em Excesso. Desta forma, a Acupunctura regula e
restabelece o equilíbrio energético harmonioso do corpo. Em Chinês existe um
ditado: “Não há dor onde há livre fluxo; se há dor não há livre fluxo”.
Que problemas podem ser tratados por
Acupunctura?
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu
que a Acupunctura é adequada para tratar as seguintes perturbações:
- Ouvidos, Nariz a Garganta
Dores de dentes, dores pós extracções dentárias, dores de ouvidos, inflamações nos seios peri nasais, inflamação ou secura nasal. - Respiratórias
Asma brônquica sem complicações secundárias em adultos e crianças. - Gastrointestinais
Problemas do trato digestivo, soluços, inflamação do estômago, úlceras duodenais crónicas, inflamação do cólon, obstipação, diarreia, disenteria provocada por certas bactérias. - Olhos
Inflamação da conjuntiva, inflamação da retina, miopia (em crianças), cataratas não complicadas. - Sistema nervoso e muscular
Dores de cabeça, enxaquecas, certas paralisias faciais ou dores nervosas, debilitações parciais depois de acidentes vasculares cerebrais, inflamação de terminações nervosas, incontinência urinária nocturna, dores no ombro, cotovelo de tenista, ciática, dores lombares e osteoartrites.
A Acupunctura é usada há muitos séculos na
China para tratar muitos outros problemas.
Aprendemos muito com a mãe do André. Obrigada.
A seguir falou-nos um pouco ,o pai do André , que é Osteopata. Também desconhecíamos o termo.
O pai do André explicou-nos que um Osteopata utiliza as mãos para curar pontos de dor. procura assimetrias no corpo e com as mãos em pontos chave dos músculos e ossos , corrige as posturas que causavam a dor.
Ficámos gratos aos pais do nosso amigo, por nos mostrarem que há outras alternativas para curar certas doenças e problemas , sem termos que recorrer a químicos, que provocam efeitos secundários no nosso corpo e o intoxicam.
A mãe do nosso colega , Miguel, veio falar da sua profissão- cabeleireira. Já todos conhecemos esta profissão, pois acompanhámos as nossas mães.
Mostrou-nos imagens do espaço onde trabalha.
Dos produtos que uma cabeleireira utiliza.
Dos objetos necessários para efetuar os cortes.
Bigodis para fazer permanentes às senhoras e por os cabelos aos caracóis.
A mãe do Miguel explicou-nos que a profissão de cabeleireira é uma das mais antigas do mundo, já conta com cerca de 5 mil anos! Diz-se que terá surgido no Egipto, no tempo dos faraós em que era moda rapar a cabeça para se usar perucas muito lindas, feitas de cabelo humano ou lã de ovelha.Estas perucas já eram pintadas de azul-escuro e tratadas com muito cuidado.
Pudemos observar os catálogos com os tons das tintas para pintar os cabelos.
Pudemos sentir a textura destas amostras de cabelo.
No final, e para marcar a sua passagem, a mãe do Miguel brindou-nos a todos com um presentinho. Adivinhem...
Um creme e um perfume , para rapaz e rapariga.
Quisemos logo experimentar aqueles cheirinhos bons!
A professora também teve direito a uma oferta que muito agradece .
Que linda embalagem! Hum...hum...apetece...
Muito obrigada pelas lembranças , não só para mim, mas, também para as crianças. Elas adoraram.
O nosso colega , André Mota, explicou-nos a profissão do pai, mecânico de automóveis. O que faz, que ferramentas utiliza e onde as guarda. Explicou muito bem .
De seguida,explicou a profissão da mãe- manicure. A pessoa que trata e cuida das unhas de senhora. Muitos de nós já conhecíamos, pois acompanhamos a nossa mãe ao cabeleireiro e , e as manicures trabalham lá. Muitas, trabalham por conta própria , deslocando-se a casa das clientes.
Tem sido um sucesso , este projeto de trazer os pais à escola , para falar das suas profissões. Eles têm colaborado muito e quando não podem, fazem trabalhos , em conjunto com os filhos, para estes apresentarem aos amigos da sala. Amanhã, terça -feira,será o último dia dedicado a este projeto e receberemos mais dois pais.
Obrigada a todos pela colaboração . Os vossos filhos estão orgulhosos dos pais que têm.
PROJETO "O LIVRO É UMA FESTA"
Mais um fim de semana e mais dois amigos que levaram livros para ler , em casa.Desta vez , calhou ao André e ao Francisco , levar livro para ler no fim de semana. Como existiam dois iguais na biblioteca da escola, levaram cada um , um exemplar da história "Pedro e o Lobo ",
Fizeram ,cada um, a respetiva Ficha de Leitura .
De seguida, cada um fez o reconto da história à turma. Depois, a professora leu o livro, a toda a turma . Vimos um vídeo no Youtube sobre a história animada.
De seguida , fizemos o reconto oral e escrito no caderno. No final, ilustrámos a história.
Aguardamos a nossa vez de levar livro para casa. Já conseguimos ler muito bem.
Beijinhos , até para a semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário