21 de março "Dia da árvore " e da primavera
Um
dia Especial para continuar a relembrar e a sensibilizar da importância
e necessidade de cuidar e Preservar as florestas. Numa sociedade cada
vez mais industrializada, as florestas têm um papel fundamental na
qualidade de vida de todos nós. Elas são "Os pulmões do mundo".
Para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na
manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável, a ONU criou o dia
internacional das florestas.
As florestas são essenciais para
a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior
parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da
biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora; elas, em especial as matas próximas aos rios, mantêm a integridade dos rios, protegem os solos
de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.
Pensando na necessidade de sensibilizar a
população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na
Terra e a necessidade de preservá-las, em 1971, a Organização das Nações Unidas
para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”. A comemoração da data foi estabelecida
para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte,
de onde partiu a ideia da criação da data. Assim, no dia 21 de março do ano
seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro
“Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.
Vimos um vídeo sobre a importância da floresta. Dialogámos sobre o que as árvores nos fornecem:- oxigénio ; madeira; sombra, frutos; são a casa de certos animais; alimento de outros animais;fazemos com os seus troncos a pasta de papel,móveis, etc,.
incêndios; derruba-as para a construção de casas, estradas, pontes, para lenha, pasta de papel, mobiliário.
Tomámos consciência da importância de proteger a floresta , plantando árvores , para existir melhor qualidade de ambiente.
Este ano , como estava a chover , não pudemos plantar árvores, como é costume, na escola. Fizemos expressão plástica para comemorar o dia.
Utilizámos a técnica do mosaico. E fizemos lindos trabalhos.
Com os trabalhos enfeitámos o placard do nosso hall de acesso à sala.
Também comemorámos a chegada da primavera.
Não acham que para um 1º ano os trabalhos ficaram lindos? Nós achámos e temos muito orgulho no que fizemos. A professora diz que nós somos artistas !DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
Vimos um vídeo sobre a água no nosso planeta e aprendemos que a maior parte a Terra é composta por água salgada.Dessa quantidade de água só uma pequena percentagem é água boa para beber e encontra-se nos rios, nascentes . Como há muita poluição temos de conservar e poupar a água boa, um dia pode esgotar-se.
Conversámos sobre a utilidade da água :
Beber, regar os campos, cozinhar, higiene do corpo, roupa e casa;
Falámos sobre as formas de poupar água :
- Não deixar torneiras abertas a pingar; tomar banhos rápidos, fechar as torneiras quando esfregamos os dentes, poupar água na lavagem dos carros, pátios e jardins.
ÁGUAS AROMATIZADAS
1. Lave e desinfete as maçãs
2. Corte as maçãs em gomos
3. Retire os caroços e pés
4. Coloque os gomos com casca no fundo do jarro e coloque um pau de canela
5. Adicione água
COM LARANJA E HORTELÃ
1. Lave e desinfete a hortelã
2. Corte as laranjas em rodelas finas, mantendo a casca
3. Coloque as rodelas de laranja e a hortelã no fundo do jarro
4. Adicione água
1. Lave e desinfete a hortelã
2. Corte as laranjas em rodelas finas, mantendo a casca
3. Coloque as rodelas de laranja e a hortelã no fundo do jarro
4. Adicione água
COM LIMÃO, PEPINO E ALECRIM
1. Lave e desinfete o limão, o pepino e o alecrim
2. Corte os pepinos e o limão em rodelas finas, mantendo a casca
3. Coloque as rodelas de pepino, de limão e o alecrim no fundo do jarro
4. Adicione água
1. Lave e desinfete o limão, o pepino e o alecrim
2. Corte os pepinos e o limão em rodelas finas, mantendo a casca
3. Coloque as rodelas de pepino, de limão e o alecrim no fundo do jarro
4. Adicione água
Beber cerca de 2 litros de água por dia é
importante para matar a sede, regular a temperatura corporal, fazer o
transporte de sais minerais e vitaminas e até acabar com aquela sensação
falsa de fome. Acrescente ervas e frutas e ganhe uma bebida mais
gostosa e com benefícios extras. Faça a sua!
A água aromatizada é uma combinação de água com ingredientes variados
como frutas, vegetais, ervas aromáticas e especiarias. A preparação das
águas aromatizadas consiste em adicionar, por exemplo, frutas e/ou
especiarias à água e deixar repousar durante umas horas para que alguns
dos nutrientes e sabores dos alimentos passem para a água. Este método
torna a água rica em minerais, vitaminas e fitoquímicos, e, por isso,
benéfica para a saúde. Os benefícios das águas aromatizadas estão
diretamente relacionados com o que se adiciona à água, podendo ter
efeitos diuréticos, antioxidantes, relaxantes, digestivos, laxantes, ou,
até mesmo, ajudar na perda de peso, eliminação de toxinas e diminuição
do colesterol. A água aromatizada, pelo seu sabor agradável e
refrescante, é também uma ótima alternativa para quem tem dificuldade em
beber água pura.
Nós gostámos de experimentar novos sabores. Pais e educadores temos de incutir novos hábitos alimentares às nossas crianças. Os sumos comprados , são um presente envenenado (contém muita quantidade de açúcar e corantes). Ensinemos desde cedo as nossas crianças a alimentar-se de forma saudável.
Que bom aspecto , experimente em sua casa há imensas receitas na NET.
Torne a sua vida e a da sua família mais saudável. Porque quem ama cuida !
CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
A GERMINAÇÃO - FASE II
Na semana passada observámos a evolução das nossas sementes:
Estavam no início do processo de germinação.
A nossa semente de milho já tem caule e folha.
O grão também cresceu, tem raíz, caule e folhas.
Só o feijão continua sem germinar, provavelmente a semente não estava boa.
Fizemos os registos na folha de observação:
Na próxima semana voltaremos a observar novamente as sementes e a registar a sua evolução.
RELAXAMENTO NA SALA DE AULA
A nossa turma é um bocadinho agitada , para nos acalmar , a professora colocou um vídeo com música de sons da Natureza e pediu-nos que fechássemos os olhos e não pensássemos em nada. Respirar e ouvir a música...
As crianças não só podem como precisam fazer relaxamento. Assim como
os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e
ansiedade e portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.
O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício. Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada nas suas sensações.
O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício. Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada nas suas sensações.
Embora para muitos, meditação seja significado de estar muito quieto, de
pernas cruzadas e olhos fechados, não tem de significar o mesmo para as crianças. De facto, pode significar simplesmente dar-lhes tempo
para serem criativas, para praticarem a atenção e estarem livres de
preocupações. É fácil de ensinar e pode também beneficiar muitos pais
que se envolvam nesta prática com elas. Ter tempo para relaxar pode, no
mínimo, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de
problemas. Por vezes, o simples facto de focar a atenção numa tarefa
diferente permite que surjam ideias novas e frescas. A meditação pode
ainda ajudar uma criança zangada ou frustrada a acalmar-se e a repensar
uma situação.
O primeiro passo para ensinar as crianças a relaxar e meditar, consiste
em fazer com que elas se sentem ou deitem numa posição e local
confortáveis. De seguida, peça que respirem fundo uma ou duas vezes e
deixem que os seus olhos se fechem, se assim quiserem (Se estiver fora
de casa e a sua criança estiver muito irrequieta, fazer com que ela se
concentre na sua respiração pode ser o suficiente para a acalmar um
pouco.)
Mais tarde, quando as crianças estiverem mais familiarizadas e habituadas ao relaxamento, podem introduzir-se posições muito simples de yoga, com música ambiente.
O RELAXAMENTO COMO TÉCNICA PARA DORMIR MELHOR
Se Você o seu filho dormem mal geralmente andam muito cansados e sem disposição, ou mal humorados, estressados, ansiosos e irritados, SIM a ansiedade pode ser causada por noites de sono mal dormidas, isso acontece porque é no sono que o cérebro armazena as informações na memória de forma correta, é durante o sono também que o cérebro repõe as energias gasta durante todo o dia, sem essa reposição de energia fica difícil começar o dia com ânimo e disposição.Nas crianças é comum verificar-se falta de atenção e concentração o que os leva facilmente à distração e perda de foco .Você tem memória Fraca?
Quem dorme mal consequentemente tem
memória fraca, esquece das cosias facilmente, isso acontece pois é
durante o sono que o cérebro organiza as informações que você armazenou
durante o dia, sem essa organização sua memória fica uma bagunça e assim
como numa casa bagunçada é difícil encontrar algo, em uma mente
bagunçada também fica complicado encontrar alguma coisa, então esse é o
motivo do esquecimento.
Ouça músicas relaxantes: Muito importante também pode usar enquanto faz a leitura ou sem a leitura, músicas relaxantes são extremamente úteis para adormecer e relaxar.
No final da nossa atividade falámos sobre como nos sentimos
- sinto calma ;
- sinto-me sossegadinha;
- ouvi o som dos peixes;
- ouvi os sons da natureza;
- senti, muita, muita calma.
- senti paz;
- quase que dormia e ia com os peixes;
- senti sono e calma;
- senti a água a correr , apetecia-me ir com ela;
You tube música com sons da natureza para relaxar crianças e é só escolher a que mais gostam.
https://youtu.be/1RUI38C_eNY
Bom dia . Quero felicitar-lhe pelo blog, pois o conteúdo é bastante útil, instrutivo e informativo . Agradeço também a partilha com os pais das actividades realizadas pelos filhos, o que nos permite estar mais familiarizados com a escola e sentirmo-nos,assim, mais presentes na vida dos filhos. Aguardo ansiosamente por mais novidades . Cumprimentos. Carolina (Mae do Martim)
ResponderExcluirFelicita-la *
ExcluirAté "meter água" é preciso saber fazer com requinte. Como eu gostava de ter tido uma professora assim. Estou certo que todas estas experiências levam os alunos a querer aprender mais. Parabéns professora Paula.
ResponderExcluirObrigada pelos vossos comentários e incentivos, a função deste blog é mesmo informar os pais e famílias do que se vai fazendo na escola e, porque não, acrescentar alguma informação acerca dos temas que possa ser útil.É um ótimo recurso para colocar os pais a conversar com os filhos.
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