EXPERIÊNCIA DA GERMINAÇÃO
Há um mês , iniciámos a experiência da Germinação de sementes . Colocámos num copo de vidro transparente uma semente de feijão, grão e milho e registámos , numa folha para o efeito a evolução da experiência , semanalmente.
Após uma semana observámos o seguinte resultado:
As sementes de grão e milho já apresentavam sinais de germinação. Já podia ver-se o que seria a raíz da futura planta. Na semana seguinte os resultados já eram estes:
Semente de grão. Já se podia observar o caule , as folhas e a raíz.
Semente de milho também já se observava o caule e a folha.
Passadas três semanas pudemos observar isto :
Grão já apresentava raíz, caule e folhas.
Milho também já apresentava raíz, caule e folhas.
Só a semente de feijão não germinou, pois deveria estar estragada.
Aprendemos com esta experiência que a água amolece a casca das sementes, permitindo a sua germinação, ou seja , origina-se uma nova planta. Aprendemos que uma planta é constituída por raíz, caule,folha e fruto. Concluímos que para o bom desenvolvimento de uma planta é necessário , água, terra, e luz .EXPERIÊNCIA COM PINHAS
Questão :" De que forma a humidade e o ar seco influenciam a pinha?"
O que necessitamos : duas pinhas , duas embalagens transparentes e água.
Colocámos uma das pinhas na embalagem sem água.
Mergulhámos a outra pinha num recipiente com água.
À questão : " O que acham que vai acontecer?"
Todos respondemos que a pinha que estava na água ia abrir mais. De seguida fizemos o registo da experiência .
Com o passar do tempo pudemos observar que a pinha que estava na água começava a ficar mais escura e a fechar-se.A experiência teve início pela manhã, de tarde, após o almoço pudemos observar este aspecto da pinha.
A pinha aberta, depois de colocada na água, fechou-se. Quando se retirou da água, depois
de seca, ela voltou a abrir-se. Em tempo
seco, com baixa humidade, a pinha fica “aberta” e expõe suas sementes na
atmosfera. Mas, quando chove, ela fecha-se para proteger as sementes da humidade.
Quando volta a sair o sol, ela abre-se novamente, pois “sabe” que as sementes
não correm o risco de ficar húmidas e apodrecer. Foi exatamente isso que
aconteceu com a experiência .
A outra pinha , como não esteve sujeita ao ambiente húmido , manteve-se inalterável.
Aprendemos muito com esta experiência , afinal a água , humidade e o ar seco influenciam , neste caso, as pinhas.
TRABALHANDO O SILÊNCIO E RELAXAMENTO NO AMBIENTE DE SALA DE AULA
Estímulo demais, concentração a menos.
Vivemos tempos frenéticos. A cada década que passa o modo de
vida de dez anos atrás parece ficar mais distante: dez anos viraram trinta, e
logo teremos a sensação de ter se passado cinquenta anos a cada cinco. E o
mundo infantil foi atingido em cheio por essas mudanças: já não se educa (ou
brinca, alimenta, veste, entretém, cuida, consola, protege, ampara e satisfaz)
crianças como antigamente:
O iPad, por
exemplo, já é companheiro imprescindível nas refeições de milhares de crianças;
Em muitas casas
a(s) TV(s) fica(m) ligada(s) o tempo todo na programação infantil – naqueles
canais cujo volume aumenta consideravelmente durante os comerciais – mesmo
quando elas estão comendo com o iPad à
mesa;
Muitas e muitas
crianças têm atividades extra curriculares pelo menos três vezes por semana,
algumas somam mais de 50 horas semanais de atividades, entre escola, cursos,
desportos e reforços escolares.
Existe em quase
todas as casas uma profusão de brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas
disponíveis o tempo todo para garantir que a criança “aprenda coisas” e não
“morra de tédio”;
Tudo está sendo feito para que, no final, possamos ocupar,
aproveitar, espremer, sugar, potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar
todo o tempo disponível para impor às nossas crianças uma preparação
praticamente militar, visando seu “sucesso”. O ar nas casas onde essa
preocupação é latente chega a ser denso, tamanha a pressão que as crianças
sofrem por desenvolver uma boa competitividade. Porém, o excesso de estímulos sonoros, visuais, físicos e
informativos impedem que a criança organize seus pensamentos e atitudes, de
verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as próprias informações se
misturam fazendo com que a criança mal saiba descrever o que acabou de ouvir,
ver ou fazer. Além disso, aptidões que devem ser estimuladas estão sendo
deixadas de lado:
·
crianças não sabem conversar, gritam , não ouvem os colegas, nem adultos;
·
não olham nos olhos de seus interlocutores;
·
não conseguem focar numa brincadeira ou
atividade de cada vez (na verdade a maioria sequer sabe brincar sem a
orientação de um adulto!), vê-se muita agressividade nos recreios das escolas,lutam, apertam pescoços,dão murros e pontapés, acabando por magoar-se , ou magoar os outros;
·
não conseguem ler um livro, por menor que seja, nem ouvir uma história em silêncio;
·
não aceitam regras;
·
não sabem o que é autoridade;
·
pior e principalmente: não sabem esperar, querem atendimento imediato;
Todas essas qualidades são fundamentais na construção de um
ser humano íntegro, independente e pleno, e devem ser aprendidas em casa, nas
suas rotinas.
Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão na
consciência, tirá-la um pouco da carteira, do telefone e do volante: estamos
enlouquecendo as nossas crianças, e estamos impedindo que elas entendam e saibam lidar
com seus tempos, seus desejos, suas qualidades e talentos. Estamos roubando o
tempo precioso que nossos filhos tanto precisam para processar a quantidade
enorme de informações e estímulos que nós e o mundo lhes estamos a dar. É preciso ensinar a criança a ouvir e a saber esperar. Ninguém consegue trabalhar bem no meio de barulho , nem as próprias crianças e elas precisam ganhar consciência disso.
Para tentar fazer face a este problema , a professora, começou , no período da tarde , a colocar música relaxante na sala de aula, pedindo-nos silêncio e que ouvíssemos a música, deixando-nos transportar...
O tempo em silêncio foi gradualmente aumentando. Começámos por 5 min, no dia seguinte 7/8 min , depois 10 min e agora já conseguimos períodos de 10 min , sem grande esforço. Somos nós que pedimos este período de relaxamento à professora.
No final de cada sessão, conversámos um bocadinho sobre como nos sentimos , o que sentimos ao estar em silêncio e se achámos , ou não , o silêncio importante e porquê . Eis algumas opiniões:
- é um mundo de paz Tomás);
- é uma maravilha estar em silêncio (Lucas);
- dá-me ideias(Leonor);
- fico calmo (Rodrigo Mota);
- é muito agradável ( Bruno Miguel);
- é bom . Só ouço os sons da Natureza(Lara);
- é como estar na cama sem ninguém por perto (Maria Inês);
- o silêncio ajuda-me a pensar em tudo (Rodrigo Cerqueira);
- é um mundo de calma( Mariana);
- apetece-me dormir(Bárbara Barbosa);
O silêncio, nada mais é ,que a oportunidade de estarmos em
contato connosco, de estimular o pensamento, a fantasia e a concentração. Vamos todos promover o silêncio , a calma e a concentração , nas nossas casas? Vamos ouvir mais os nossos filhos, conversar com eles, desligando televisões, computadores e telemóveis.
Cerquem as vossas crianças de livros e leiam com elas.
Deixem que se esparramem em almofadas e façam sua imaginação voar. O clima da
casa também agradece.
TEMPOS "MORTOS " NA SALA DE AULA
Quando algum aluno termina uma tarefa , enquanto espera que a restante turma acabe, a professora deixa-nos ir para o cantinho dos jogos , situado ao fundo da sala. Lá "lemos" livros de histórias, vimos enciclopédias da natureza, ou jogamos. O nosso jogo preferido é um que tem umas pecinhas pequeninas e que nós adoramos construir imagens,dando asas à imaginação:
Como veem há mais maneiras de brincar sem ser com jogos de computador , além de que , é um ótimo meio de trabalhar a motricidade fina, tão importante para o desenho das letras (caligrafia) e saber pintar , recortar, ao mesmo tempo que desenvolvemos a criatividade e a concentração.
A PÁSCOA ESTÁ A CHEGAR
Pois é, está chegar ao fim o 2º período escolar. Parece que foi ontem que chegámos à escola! Já lá vão mais de seis meses...neste tempo aprendemos tanta coisa nova! Crescemos, estamos mais altos, mais velhos, alguns de nós já têm 7 anos. Os nossos dentes começaram a cair...a professora diz que nós parecemos uns velhotes e nós achámos piada, é que parecemos mesmo! O que vale é que os dentes nascerão muito em breve. Mês de abril e com ele vem a Páscoa . Fizemos as fichas de avaliação de final de período e a capa de expressão plástica :
De certeza que com estes trabalhos vamos tirar uma boa classificação na área de expressão plástica! Pintámos, recortámos e colámos e como é engraçado ver as diferentes combinações de cores e o aspecto estético final do trabalho. Saber utilizar as cores também é uma questão de criatividade. Estamos todos de parabéns!
Desde a semana passada que iniciámos os preparativos do ambiente na escola, para festejar a Páscoa. Páscoa significa "nascer de novo", "renascer". Celebra-se a vida , a Natureza está em festa, aparecem as folhinhas novas nas árvores,os passarinhos fazem os ninhos e chilreiam, aparecem novamente as flores,é tempo de ovinhos e vida nova. Com esse espírito fomos pintar , recortar, colar pintainhos, ovinhos e galinhas.
Os pintainhos foram pintados a lápis de cera,recortados e colámos a crista o bico e as asas. O ovo foi decorado com a técnica do mosaico, recortar tiras de papel colorido, cortar quadradinhos e colar ao gosto de cada um.A nossa porta também não foi esquecida, nem o nosso móbile, o nosso guarda chuva que foi decorado com ovos .
Visto de longe parece o sistema solar...
Hoje , tivemos surpresas. A professora ajudou-nos a fazer uns coelhinhos com cartolina e copos pequeninos de café. Perguntámos logo para que iriam servir os copos. Surpreeeeeeesaaaaaaaa...respondeu a professora.
E as surpresas não tardaram em chegar... de tarde , fizemos uma "Caça ao ovo". A Associação de Pais contribuiu com ovos de chocolate , as professoras esconderam os ovos no espaço exterior da escola e nós tivemos de os ir procurar. Foi tão giro!
Ansiosos por começar...
E pronto lá fomos nós à descoberta dos ovos.
Não pensem que foi fácil, os ovos estavam bem escondidos no meio das ervas e flores dos canteiros. Dois dos nossos colegas não conseguiram encontrá-los, mas não ficaram sem ovo, pois a professora tinha mais na sala de aula.Foi uma experiência muito engraçada e interessante. Divertimo-nos a valer! Mas, as surpresas ainda não tinham acabado! Na sala , a professora deu-nos amêndoas de chocolate, era para isso que serviam os coelhinhos .
Alguns comeram as amêndoas logo ali, outros foram dá-las à mãe e outros , ainda, deixaram-nas cair...( foram apanhadas por alguns marotos, apesar de a professora ter dito que as que caíram ao chão , iam para o lixo!).
Foi um dia muito bem passado , este último dia de aulas do segundo período. Boas Férias para todos !
SORTEIO DAS RIFAS
Na passada sexta-feira, realizou-se o sorteio das rifas, por parte da Associação de Pais, da Escola. A venda das rifas reverte para pagamento da deslocação do passeio de final de ano à Kidzania, Lisboa.
Aguardando o início do sorteio.
Os membros da Associação de Pais a explicar-nos como se iria proceder e quais eram os prémios.
Primeiro prémio um cabaz de Páscoa.
Segundo prémio um telemóvel .
Terceiro prémio vocheur de massagem.
A nossa colega do segundo ano tirou as senhas de um saco, onde estavam todas misturadas.Ficámos todos contentes, pois cada turma vendeu uma das rifas premiadas. E , desta forma já temos as nossas viagens à kidzania pagas. Obrigado a todos pela colaboração.
Os prémios já foram levantados . Mais uma vez agradecemos a vossa colaboração , a ajuda que prestaram ao vender /comprar rifas, foi uma preciosa ajuda para pagar os custos da nossa visita de final de ano.
A turma do 1º ano A , deseja a todos os alunos, funcionários, professores e encarregados de educação uma Páscoa muito Feliz. Até breve!
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