terça-feira, 4 de abril de 2017

ENSINO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

EXPERIÊNCIA DA GERMINAÇÃO

Há um mês , iniciámos a experiência da Germinação de sementes . Colocámos num copo de vidro transparente uma semente de feijão, grão e milho e registámos , numa folha para o efeito a evolução da experiência , semanalmente.
Após uma semana observámos o seguinte resultado:

 As sementes de grão e milho já apresentavam sinais de germinação. Já podia ver-se o que seria a raíz da futura planta. Na semana seguinte os resultados já eram estes:
Semente de grão. Já se podia observar o caule , as folhas e a raíz.
Semente de milho também já se observava o caule e a folha.



Passadas três semanas pudemos observar isto :

Grão já apresentava raíz, caule e folhas.
Milho também já apresentava raíz, caule e folhas.

Só a semente de feijão não germinou, pois deveria estar estragada.
Aprendemos com esta experiência que a água amolece a casca das sementes, permitindo a sua germinação, ou seja , origina-se uma nova planta. Aprendemos que uma planta é constituída por raíz, caule,folha e fruto. Concluímos que para o bom desenvolvimento de uma planta é necessário , água, terra, e luz .

EXPERIÊNCIA COM PINHAS

 Questão :" De que forma a humidade e o ar seco influenciam a pinha?" 

O que necessitamos : duas pinhas , duas embalagens transparentes e água.
Colocámos uma das pinhas na embalagem sem água.
Mergulhámos a outra pinha num recipiente com água.
À questão : " O que acham que vai acontecer?"
Todos respondemos que a pinha  que estava na água ia abrir mais. De seguida fizemos o registo da experiência .
 Com o passar do tempo pudemos observar que a pinha que estava na água começava a ficar mais escura e a fechar-se.
A experiência teve início pela manhã, de tarde, após o almoço pudemos observar este aspecto da pinha.



A pinha aberta, depois de colocada na água,  fechou-se. Quando se retirou da água, depois de seca, ela voltou a abrir-se.  Em tempo seco, com baixa humidade, a pinha fica “aberta” e expõe suas sementes na atmosfera. Mas, quando chove, ela  fecha-se para proteger as sementes da humidade. Quando volta a sair o sol, ela  abre-se novamente, pois “sabe” que as sementes não correm o risco de ficar húmidas e apodrecer. Foi exatamente isso que aconteceu com a experiência . 
A outra pinha , como não esteve sujeita ao ambiente húmido , manteve-se inalterável.
Aprendemos muito com esta experiência , afinal a água , humidade e o ar seco influenciam , neste caso, as pinhas.

TRABALHANDO O SILÊNCIO E RELAXAMENTO NO AMBIENTE DE SALA DE AULA

  • Estímulo demais, concentração a menos.

Vivemos tempos frenéticos. A cada década que passa o modo de vida de dez anos atrás parece ficar mais distante: dez anos viraram trinta, e logo teremos a sensação de ter se passado cinquenta anos a cada cinco. E o mundo infantil foi atingido em cheio por essas mudanças: já não se educa (ou brinca, alimenta, veste, entretém, cuida, consola, protege, ampara e satisfaz) crianças como antigamente:

    O iPad, por exemplo, já é companheiro imprescindível nas refeições de milhares de crianças;

    Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m) ligada(s) o tempo todo na programação infantil – naqueles canais cujo volume aumenta consideravelmente durante os comerciais – mesmo quando elas estão comendo com o iPad  à mesa;

    Muitas e muitas crianças têm atividades extra curriculares pelo menos três vezes por semana, algumas somam mais de 50 horas semanais de atividades, entre escola, cursos, desportos e reforços escolares.

    Existe em quase todas as casas uma profusão de brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas disponíveis o tempo todo para garantir que a criança “aprenda coisas” e não “morra de tédio”;

Tudo está sendo feito para que, no final, possamos ocupar, aproveitar, espremer, sugar, potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar todo o tempo disponível para impor às nossas crianças uma preparação praticamente militar, visando seu “sucesso”. O ar nas casas onde essa preocupação é latente chega a ser denso, tamanha a pressão que as crianças sofrem por desenvolver uma boa competitividade. Porém, o excesso de estímulos sonoros, visuais, físicos e informativos impedem que a criança organize seus pensamentos e atitudes, de verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as próprias informações se misturam fazendo com que a criança mal saiba descrever o que acabou de ouvir, ver ou fazer. Além disso, aptidões que devem ser estimuladas estão sendo deixadas de lado:

·         crianças não sabem conversar, gritam , não ouvem os colegas, nem adultos;
·         não olham nos olhos de seus interlocutores;
·         não conseguem focar numa brincadeira ou atividade de cada vez (na verdade a maioria sequer sabe brincar sem a orientação de um adulto!), vê-se muita agressividade nos recreios das escolas,lutam, apertam pescoços,dão murros e pontapés, acabando por magoar-se , ou magoar os outros;
·         não conseguem ler um livro, por menor que seja, nem ouvir uma história em silêncio;
·         não aceitam regras;
·         não sabem o que é autoridade;
·         pior e principalmente: não sabem esperar, querem atendimento imediato;
Todas essas qualidades são fundamentais na construção de um ser humano íntegro, independente e pleno, e devem ser aprendidas em casa, nas  suas rotinas.



Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão na consciência, tirá-la um pouco da carteira, do telefone e do volante: estamos enlouquecendo as  nossas crianças, e estamos impedindo que elas entendam e saibam lidar com seus tempos, seus desejos, suas qualidades e talentos. Estamos roubando o tempo precioso que nossos filhos tanto precisam para processar a quantidade enorme de informações e estímulos que nós e o mundo lhes  estamos a dar. É preciso ensinar a criança a ouvir e a saber esperar. Ninguém consegue trabalhar bem no meio de barulho , nem as próprias crianças e elas precisam ganhar consciência disso.
Para tentar fazer face a  este problema , a professora, começou , no período da tarde , a colocar música relaxante na sala de aula, pedindo-nos silêncio e que ouvíssemos a música, deixando-nos transportar...
O tempo  em silêncio foi gradualmente aumentando. Começámos por 5 min, no dia seguinte 7/8 min , depois 10 min e agora já conseguimos períodos de 10 min , sem grande esforço. Somos nós que pedimos este período de relaxamento à professora.
No final  de cada sessão, conversámos um bocadinho sobre como nos sentimos , o que sentimos ao estar em silêncio e se achámos , ou não , o silêncio importante e porquê . Eis algumas opiniões:
  • é um mundo de paz Tomás);
  • é uma maravilha estar em silêncio (Lucas);
  • dá-me ideias(Leonor);
  • fico calmo (Rodrigo Mota);
  • é muito agradável ( Bruno Miguel);
  • é bom . Só ouço os sons da Natureza(Lara);
  • é como estar na cama sem ninguém por perto (Maria Inês);
  • o silêncio ajuda-me a pensar em tudo (Rodrigo Cerqueira);
  • é um mundo de calma( Mariana);
  • apetece-me dormir(Bárbara Barbosa);


O silêncio,  nada mais é ,que a oportunidade de estarmos em contato connosco, de estimular o pensamento, a fantasia e a concentração. Vamos todos promover o silêncio , a calma e a concentração , nas nossas casas? Vamos ouvir mais os nossos filhos, conversar com eles, desligando televisões, computadores e telemóveis.

Cerquem as vossas crianças de livros e leiam com elas. Deixem que se esparramem em almofadas e façam sua imaginação voar. O clima da casa também agradece.


TEMPOS "MORTOS " NA SALA DE AULA

Quando algum aluno termina uma tarefa , enquanto espera que a restante turma acabe, a professora deixa-nos ir para o cantinho dos jogos , situado ao fundo da sala. Lá "lemos" livros de histórias, vimos enciclopédias da natureza, ou jogamos. O nosso jogo preferido é um que tem umas pecinhas pequeninas e que nós adoramos construir imagens,dando asas à imaginação:
Como veem há mais maneiras de brincar sem ser com jogos de computador , além de que  , é um ótimo meio de trabalhar a motricidade fina, tão importante para o desenho das letras (caligrafia) e saber pintar , recortar, ao mesmo tempo que desenvolvemos a criatividade e a concentração.

 A PÁSCOA ESTÁ A CHEGAR

Pois é, está chegar ao fim o 2º período escolar. Parece que foi ontem que chegámos à escola! Já lá vão mais de seis meses...neste tempo aprendemos tanta coisa nova! Crescemos, estamos mais altos, mais velhos, alguns de nós já têm 7 anos. Os nossos dentes começaram a cair...a professora diz que nós parecemos uns velhotes e nós achámos piada, é que parecemos mesmo! O que vale é que os dentes nascerão muito em breve. Mês de abril e com ele vem a Páscoa . Fizemos as fichas de avaliação de final de período e a capa de expressão plástica :
De certeza que com estes trabalhos vamos tirar uma boa classificação na área de expressão plástica! Pintámos, recortámos e colámos e como é engraçado ver as diferentes combinações de cores e o aspecto estético final do trabalho. Saber utilizar as cores também é uma questão de criatividade. Estamos todos de parabéns!
Desde a semana passada que iniciámos os preparativos do ambiente na escola, para festejar a Páscoa. Páscoa significa "nascer de novo", "renascer". Celebra-se a vida , a Natureza está em festa, aparecem as folhinhas novas nas árvores,os passarinhos fazem os ninhos e chilreiam, aparecem novamente as flores,é tempo de ovinhos e vida nova. Com esse espírito fomos pintar , recortar, colar pintainhos, ovinhos e galinhas.
Os pintainhos foram pintados a lápis de cera,recortados e colámos a crista o bico e as asas. O ovo foi decorado com a técnica do mosaico, recortar tiras de papel colorido, cortar quadradinhos e colar ao gosto de cada um.
Com estes trabalhos montámos o painel do hall de acesso à sala. Ficou tudo muito bonito e colorido. Como na Natureza há cor, vida , alegria.
Ora digam lá se nós não somos um espetáculo? Resultou num trabalho muito bonito e que já recebeu muitos elogios.
A nossa porta também não foi esquecida, nem o nosso móbile, o nosso guarda chuva  que foi decorado com ovos .
Visto de longe parece o sistema solar...

Hoje , tivemos  surpresas. A professora ajudou-nos a fazer uns coelhinhos com cartolina e copos pequeninos de café. Perguntámos logo para que iriam servir os copos. Surpreeeeeeesaaaaaaaa...respondeu a professora.
E as surpresas não tardaram em chegar... de tarde , fizemos uma "Caça ao ovo". A Associação de Pais contribuiu com ovos de chocolate , as professoras esconderam os ovos no espaço exterior da escola e nós tivemos de os ir procurar. Foi tão giro!
Ansiosos por começar...
E pronto lá fomos nós à descoberta dos ovos.
Não pensem que foi fácil, os ovos estavam bem escondidos no meio das ervas e flores dos canteiros. Dois dos nossos colegas não conseguiram encontrá-los, mas não ficaram sem ovo, pois a professora tinha mais na sala de aula.
Foi uma experiência muito engraçada e interessante. Divertimo-nos a valer! Mas, as surpresas ainda não tinham acabado! Na sala , a professora deu-nos amêndoas de chocolate, era para isso que serviam os coelhinhos .
Alguns comeram as amêndoas logo ali, outros foram dá-las à mãe e outros , ainda, deixaram-nas cair...( foram apanhadas por alguns marotos, apesar de a professora ter dito que as que caíram ao chão , iam para o lixo!).
Foi um dia muito bem passado , este último dia de aulas do segundo período. Boas Férias para todos !

SORTEIO DAS RIFAS 

Na passada sexta-feira, realizou-se o sorteio das rifas, por parte da Associação de Pais, da Escola. A venda das rifas reverte para pagamento da deslocação do passeio de final de ano à Kidzania, Lisboa.
Aguardando o início do sorteio.
Os membros da Associação de Pais a explicar-nos como se iria proceder e quais eram os prémios.
Primeiro prémio um cabaz de Páscoa.
Segundo prémio um telemóvel .

Terceiro prémio vocheur de massagem.
A nossa colega do segundo ano tirou as senhas de um saco, onde estavam todas misturadas.
Ficámos todos contentes, pois cada turma vendeu uma das rifas premiadas. E , desta forma já temos as nossas viagens à kidzania pagas. Obrigado a todos pela colaboração.
Os prémios já foram levantados . Mais uma vez agradecemos a vossa colaboração , a ajuda que prestaram ao vender /comprar rifas, foi uma preciosa ajuda para pagar os custos da nossa visita de final de ano.

A turma do 1º ano A , deseja a todos os alunos, funcionários, professores e encarregados de educação uma Páscoa muito Feliz. Até breve!






 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário