Formação de conjuntos com blocos lógicos
Em Matemática fizemos conjuntos com blocos lógicos . Fizemos três grupos de alunos e fomos respondendo aos pedidos da professora.
Conjunto das peças vermelhas.
Conjunto dos círculos.
Conjunto dos triângulos
Conjunto dos triângulos vermelhos
Conjunto dos retângulos.
Fizemos contagens e vimos qual dos conjuntos tinha mais/menos elementos.
Fizemos contagens. Qual o conjunto com maior /menor número de elementos e quantos elementos é que um conjunto tinha a mais do que o outro.Desenhos com formas geométricas
Depois a professora desafiou-nos a desenhar contornando os blocos lógicos numa folha e pintando com lápis de cera, eis o resultado.
Um farol.
O sol e um cão.
Uma lagarta
Uma casa e uma borboleta
Um foguetão e um ET.
A casa, o sol e um carro.
O sol e uma borboleta
Um foguetão.
Aspecto geral do painel na nossa sala de aula.
HORA DO CONTO
A Hora do Conto , na sala do 1º ano, persegue entre outros , três objetivos principais:
- alimentar a necessidade infantil de ouvir histórias;
- estimular, em crianças que ainda não sabem ler, o desejo de dominar os mecanismos da leitura, de se tornarem , elas também, capazes de decifrar esse código misterioso que se espalha pelas páginas dos livros;
- sensibilizar a criança para a leitura, oferecendo-lhe diferentes contatos com o texto escrito.
- Exploração da capa do livro e do título (preparação para a história, criação de um contexto de expectativa).
- Exploração das ilustrações e do aspecto gráfico.
- Suspensão da leitura em momentos cruciais:
- questionário oral;
- debate ( a partir do tema, da atitude de uma personagem, de um dilema);
- criação oral da conclusão;
- Reconto oral;
- Ponto de partida para atividades de Português, de expressão plástica;
- Dramatização de cenas narradas;
Neste contexto , aos fins de semana , três alunos levarão livros para casa e será pedido aos Pais e encarregados de educação que leiam histórias às crianças e juntos farão a ilustração da história.
Eis os desenhos ilustrados pelos pais , em conjunto com as crianças. Momentos únicos de partilha , atenção e afeto.
Na sequência da leitura do livro "A raposa e as uvas" fizemos trabalhos de expressão plástica. Rasgamos papel, fizemos bolinhas e colámos nas uvas.
Esperamos que tenham gostado dos nossos trabalhos . Ficamos à espera dos vossos comentários.
Parabéns aos meninos e meninas do 1º ano! Fizeram trabalhos muito lindos...fico à espera de mais. Bjs paratodos!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirParabéns professora Paula!
Parabéns alunos do 1º ano da escola da Lagarteira!
Obrigada ,parabéns à turma e professora! :-)
ResponderExcluirObrigado por comunicarem a vossa opinião. É esse o objetivo do blog , mostrar aos pais os trabalhos que vamos fazendo na sala e a que eles não têm acesso.
ResponderExcluirMuito bem, adorei o blog.
ResponderExcluirParabéns aos meninos e a professora.
Att. Mãe de André Teixeira.