terça-feira, 11 de outubro de 2016

Brincando com Plasticina e Português

Na sala de aula a professora leu-nos a história "A raposa e as uvas" uma fábula de La Fontaine. Fizemos reconto e a partir da palavra uvas demos a vogal "u/U".  Mais tarde modelamos uvas em plasticina.




























Formação de conjuntos com blocos lógicos

Em Matemática fizemos conjuntos com blocos lógicos . Fizemos três grupos de alunos e fomos respondendo aos pedidos da professora.


Conjunto das peças amarelas.
Conjunto das peças vermelhas.
Conjunto dos círculos.
Conjunto dos triângulos
Conjunto dos triângulos vermelhos
Conjunto dos retângulos.
Fizemos contagens e vimos qual dos conjuntos tinha mais/menos elementos.
Fizemos contagens. Qual o conjunto com maior /menor número de elementos e quantos elementos é que um conjunto tinha a mais do que o outro.


Desenhos com formas geométricas

Depois a professora desafiou-nos a desenhar contornando os blocos lógicos numa folha e pintando com lápis de cera, eis o resultado.
Um farol.
O sol e um cão.

Uma lagarta
Uma casa e uma borboleta

Um foguetão e um ET.

A casa, o sol e um carro.

O sol e uma borboleta

Um foguetão.

Aspecto geral do painel na nossa sala de aula.


HORA DO CONTO

A Hora do Conto , na sala do 1º ano, persegue entre outros , três objetivos principais:
  1. alimentar a necessidade infantil de ouvir histórias;
  2. estimular, em crianças que ainda não sabem ler, o desejo de dominar os mecanismos da leitura, de se tornarem , elas também, capazes de decifrar esse código misterioso que se espalha pelas páginas dos livros;
  3. sensibilizar a criança para a leitura, oferecendo-lhe diferentes contatos  com o texto escrito.
Atividades
  1. Exploração da capa do livro e do título (preparação para a história, criação de um contexto de expectativa).
  2. Exploração das ilustrações e do aspecto gráfico.
  3. Suspensão da leitura em momentos cruciais:
  • questionário oral;
  • debate ( a partir do tema, da atitude de uma personagem, de um dilema);
  • criação oral da conclusão;
  • Reconto oral;
  • Ponto de partida para atividades de Português, de expressão plástica;
  • Dramatização de cenas narradas;
Neste contexto , aos fins de semana , três alunos levarão livros para casa e será pedido aos Pais e encarregados de educação que leiam histórias às  crianças e juntos farão a ilustração da história.
 
 
Eis os desenhos ilustrados pelos pais , em conjunto com as crianças. Momentos únicos de partilha , atenção e afeto.
Na sequência da leitura do livro "A raposa e as uvas" fizemos trabalhos de expressão plástica. Rasgamos papel, fizemos bolinhas e colámos nas uvas.



Esperamos que tenham gostado dos nossos trabalhos . Ficamos à espera dos vossos comentários.
 














5 comentários:

  1. Parabéns aos meninos e meninas do 1º ano! Fizeram trabalhos muito lindos...fico à espera de mais. Bjs paratodos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente!
    Parabéns professora Paula!
    Parabéns alunos do 1º ano da escola da Lagarteira!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada ,parabéns à turma e professora! :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por comunicarem a vossa opinião. É esse o objetivo do blog , mostrar aos pais os trabalhos que vamos fazendo na sala e a que eles não têm acesso.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, adorei o blog.
    Parabéns aos meninos e a professora.
    Att. Mãe de André Teixeira.

    ResponderExcluir