segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CONFEÇÃO DE MARMELADA NA SALA DE AULA

Frutos de outono

O outono está a chegar ao fim e o inverno já espreita. Durante o mês de outubro dedicámo-nos ao tema "Alimentação saudável", trouxemos fruta para a escola , falámos vimos e provámos frutos típicos de outono.


Após vermos tanta fruta, romãs , castanhas, marmelos, uvas, avelãs... a professora lançou-nos o desfio de confeccionarmos marmelada, na sala de aula. Lá fomos nós trazendo os marmelos.




CONFECÇÃO DE MARMELADA NA SALA DE AULA


Quando vimos que os marmelos já eram suficientes lançámos mãos à obra e iniciámos a nossa tarefa.



RECEITA:
1kg de marmelos , 1kg de açúcar e um litro de água.

A marmelada é um daqueles doces  a que ninguém consegue resistir e é muito fácil de fazer. Começámos por descascar os marmelos.



Cortámo-los em quartos e tirámos o caroço. De seguida, fomos pesar os marmelos.



A receita tradicional diz para juntarmos um quilo de açúcar , por cada quilo de marmelo, mas nós alterámos um pouco a receita. Por dois quilos e meio de marmelos , juntámos apenas i quilo e meio de açúcar e um pouquinho de água.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PROJETO DE ESCRITA " ESCRITA NA PALMA DA MÃO"

No final do 1º Ciclo a maioria dos  alunos deveria atingir com sucesso os objetivos da Escrita, mas alguns há que isso não acontece. Assim, é importante arranjar formas lúdicas que os estimulem para que todos tenham sucesso.Daí recorrermos à criatividade que está inerente  em  cada aluno.A imaginação das crianças deve ser treinada, incentivada, para que apareçam as ideias e com essas ideias a construção de uma história , ou simplesmente brincar com as palavras.
Foi isso que propus aos meus alunos brincar com as palavras.

A partir de um poema  de Matilde Rosa Araújo intitulado " A cor do Silêncio"

"A Cor do Silêncio "
Que linda flor! Todos dizem
E as folhas de nervuras finas
Recortes cerrados a preceito
Ficam caladas a escutar
Ninguém diz: Que lindas folhas !
E verde é o silêncio.

Lemos o poema com  expressividade, fizemos a sua exploração e compreensão, falámos sobre a importância do silêncio. E pensámos no meio de silêncio .

O QUE É O SILÊNCIO PARA MIM?


O silêncio é não falar. (Lara)
O silêncio é a calma que se ouve. (Mariana)
O silêncio é estar em paz.( Catarina)
O silêncio é um casal a olhar o mar. (Mª Inês)
O silêncio é uma brisa suave . (Tomás)
O silêncio é a hora certa para descansar . (Bárbara Raquel)
O silêncio ajuda a a estudar , pensar e trabalhar . (Todos)





DE QUE COR É O SILÊNCIO?

O silêncio é o branco que não se vê . (André T.)
O silêncio é o verde claro das árvores. (Tomás)
É o cinzento das nuvens a passar. (Miguel)
É o vermelho , a cor do amor. (Mª Inês)
O silêncio é transparente. (Lara)
É o amarelo do sol a brilhar. (Bárbara G.)
O silêncio tem a cor azul do céu. (Mª Inês)
O silêncio tem as cores do arco- íris . (Rodrigo M.)
O silêncio tem a cor da luz . (Tomás)
O silêncio é a música que há dentro de mim. (professora)







Para além de nos termos divertido a dar a nossa opinião , mais importante que tudo, pusemos a imaginação a funcionar e pensámos por nós mesmos. Isso é muito importante. Pensarmos pela nossa cabeça, dar a nossa opinião e exprimirmos sentimentos e ideias. E assim surgiram dois pequenos poemas , elaborados a partir de duas simples questões.


O OUTONO





Temos vindo a falar no outono , suas características, tradições , modificações da Natureza, frutos.
Vimos frutos típicos de outono , marmelo, romã , uva , dióspiro, castanhas, nozes. Comemos alguns deles no dia da alimentação e continuámos a comer , pois trazemos fruta para a escola, diariamente.

Lemos vários textos sobre o outono. Por fim, escrevemos . Deixo aqui apenas dois desses textos, pois não podem ficar todos.


O Outono é assim...
O outono é lindo liberta as saudades de estar à lareira.
Os teus cheiros são maravilhosos.
Cheiras a castanhas, a terra molhada,as folhas partem e o nevoeiro aparece.
Os teus sons de folhas a voar, vento a soprar,o som da chuva a cair,
e as aves a fugir.
Sabes a castanhas , romãs,dióspiros, uvas , figos 
e marmelada com pão comida à lareira. (Miguel, 8 anos)

O Outono é uma estação que tem muitos cheiros:
terra molhada, folha húmidas ou secas a cair no chão.
Os barulhos são bonitos, as folhas a voar, o vento, a chuva,
as aves a partir.
Os sabores são diferentes, dióspiros,romãs , castanhas.
As cores , no outono, também são diferentes,
o azul do céu a espreitar no meio das nuvens.
O amarelo,vermelho,roxo que pintam as folhas.
Eu gosto do outono . (Soraia 8 anos)





MAGUSTO

O magusto é uma festa popular celebrada no dia 11 de novembro, dia de S. Martinho.

Antigamente, grupos de amigos e famílias juntavam-se à volta de uma fogueira onde se assavam castanhas.


Bebia-se jeropiga ou vinho novo, faziam-se brincadeiras, as pessoas enfarruscavam-se com as cinzas e cantavam cantigas.

A celebração do Magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano, de nome Martinho, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar,cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz.se que,nesse preciso momento, parou de chover e apareceu um sol radioso, vindo daí a expressão "Verão de S. Martinho"


Veio um assador de castanhas à nossa escola, como estava mau tempo tivemos de as comer na cantina.


A Associação de Pais ofereceu os sumos.

Estavam mesmo boas, as castanhas.




Fizemos um bonito convívio , na cantina, conversando, rindo, enquanto íamos descascando as castanhas e comendo. Foi pena estar a chover, pois queríamos muito fazer a tradicional fogueira e enfarruscar-nos todos. Fica para o ano.


GRAVAÇÃO DO DVD 

Na quinta feira , de manha, deslocámo-nos à escola sede , para participarmos na gravação do DVD , com canções de Natal. Esta gravação teve a participação de todos os alunos do Agrupamento. Cada ano cantou uma canção diferente.
Aqui fica um cheirinho da nossa participação.


À chegada fomos encaminhados para um pequeno auditório , onde vimos desenhos animados enquanto esperávamos pela nossa hora de gravar.


Os professores e os técnicos explicaram-nos como ia ser e dispuseram-nos nas nossas posições.

O entusiasmo era tanto que não conseguíamos estar quietos e isso atrasou um pouco as gravações.


Todos tínhamos uns auscultadores na cabeça, para podermos ouvir a música.


Por fim, lá nos acalmámos e começamos as gravações.


Foi uma manhã bem preenchida , uma experiência única , quem sabe se algum de nós, no futuro , não virá a ser cantor! O DVD estará brevemente à venda no Agrupamento e também temos um poster com a nossa fotografia , em conjunto. Uma recordação a não perder.


CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Apesar de ter sido uma semana muito preenchida e com muito trabalho , também  fizemos uma experiência ligada ao Estudo do Meio.
No âmbito do programa de Estudo do Meio, demos o sistema respiratório, falámos de expiração e inspiração e fizemos a experiência da caixa torácica.


O que acontece à nossa caixa torácica quando inspiramos e expiramos?
Para encontrar a resposta fizemos uma atividade experimental em que um amigo nosso inspirava e outro , media-lhe o volume da caixa torácica, depois expirava e era novamente medido.




Concluímos que quando inspirámos , o ar faz aumentar o volume da caixa torácica e quando expirámos , o ar sai e a caixa torácica diminui também de volume.


No fim preenchemos uma ficha para registarmos as nossas conclusões.


Terminámos desta forma mais uma semana de escola , com muita aprendizagem , trabalho e novidades. Para a semana estamos de volta com mais novidades. Até breve.





quinta-feira, 1 de novembro de 2018

ESCOLA DA LAGARTEIRA DISTINGUIDA COMO "ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA"

No ano passado , a CONFAP lança, uma iniciativa que visa distinguir "ESCOLAS AMIGAS DA CRIANÇA " ,convidando as escolas a participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam para melhorarem as condições de funcionamento , contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar. No Âmbito desta iniciativa a CONFAP convidou todas as escolas portuguesas do pré-escolar , 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, a dar a conhecer as suas ideias e obter o selo Escola Amiga da Criança.
Este selo procura distinguir e premiar ideias extraordinárias em seis categorias:
- Segurança;
- Espaços  de recreio e convívios;
- Alimentação , Higiene e Ambiente;
- Formação Cívica;
- Envolvimento da família e Comunidade Educativa;
-Projetos extracurriculares;

A Escola da Lagarteira concorreu  e foi distinguida em duas modalidades :
"Alimentação Higiene e Ambiente " , com o Projeto " SOBE - ESCOVAR NA ESCOLA"

Participámos também na categoria "Envolvimento da Família e Comunidade Educativa" com o projeto  "ELABORAÇÃO DE UM BLOG DA TURMA 2º A.

No passado dia ,29 de outubro, fomos contactados para , à noite , nos deslocarmos à sede da fedapgaia para a  Cerimónia de entrega de Certificados e Selos.


Perante o Sr. Presidente da Câmara , Dr. Vitor Rodrigues , do Psicólogo Eduardo Sá e outras personalidades  de referência, no panorama político de Gaia , foi com muito orgulho que eu ,como representantes da  Escola e turma, no evento, e o nosso colega Miguel como representante das crianças da turma , recebemos o Certificado que considera a nossa Escola uma  ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA.
Ficámos muito orgulhosos deste nosso Blog ,  desta forma, ter sido distinguido . Também ficámos com vontade de fazer mais e melhor , este ano, para voltarmos a concorrer.


O outono numa perspectiva artística


Nas aulas de expressão plástica , elaborámos um trabalho de pintura , que nunca tínhamos realizado, mas que resultou muito bem. Pintar uma folha , utilizando papel tamanho A4 , mas com o desafio de combinar, pintar, utilizando as cores livremente, o desenho parecia um puzzle.

Eis as nossas obras de arte.







Como já é habitual, enfeitámos com os trabalhos o hall de entrada.




Fomos muito elogiados com este trabalho .


TRABALHOS DE HALLOWEEN


Com a aproximação do fim de outubro começou a "febre do halloween". A nossa professora explicou-nos que esta tradição não é portuguesa e nada tem a ver com a nossa cultura. Mas, com a difusão das televisões Internet e concursos , um pouco por toda a parte é difícil ficar à margem.
Fizemos uns trabalhos muito simples, pois estávamos em fichas de avaliação.


Desenhámos e pintámos umas abóboras. 


Cortámos e enfeitámos umas aranhas...


Colocámos um tecido que parece teia de aranha pelo espaço.



Enchemos o espaço de abóboras e aranhas.



Desta vez enfeitámos as escadas.


 Pormenor de uma aranha.



Destas aranhas ninguém tem medo!



Pormenores...



Como já vem sendo habitual o hall de acesso à sala estava muito bonito e colorido.



UMA TRADIÇÃO PORTUGUESA



Em muitos locais de Portugal mantém-se a verdadeira tradição portuguesa do "Pão por Deus"

Sacos de pano utilizados pelas crianças para o peditório.




Em vez de doces , as crianças recebiam frutos da época.


bolos caseiros












O nosso amigo "Comilão" deixou-nos





Esta semana ao chegarmos à escola deparamo-nos com um facto muito triste , o nosso peixinho estava morto.


E agora que fazemos ao peixe? Vamos fazer-lhe um funeral disse alguém.


Enrolámos o peixe em guardanapos e metemo-lo num envelope de papel feito para o efeito. Pois não tínhamos ali nenhuma caixa pequena.



Cada criança fez um pequeno desenho no envelope, para despedida.





Fomos todos até ao espaço exterior da escola e lá bem no cimo, num cantinho, a professora fez um pequeno buraco onde pusemos o envelope com o peixe.


Tapámo-lo com terra , para não se ver  e colocámos-lhe muitas folhas em cima, para não ser descoberto.


A vida dos seres vivos é assim ; nascem , crescem, alimentam-se , respiram, reproduzem-se e morrem. O ciclo deste nosso amigo chegou ao fim.
Se alguém quiser oferecer algum à sala estamos interessados. Mas , tem de ser pequeno, pois o aquário é pequeno e só comporta um.


PROJETO ECO-ESCOLAS 

"TONELADAS DE AJUDA"

Durante todo o ano letivo que passou ,os alunos da Escola,  fizeram recolha de tampinhas , que foram recolhidas pela empresa Suldouro. 
Esta semana fomos chamados para mais uma entrega de prémios.


Mais uma distinção , para a escola, que muito nos orgulha, pois contou também com a nossa participação. Queremos continuar o projeto , pelo que, toca a enviar mais tampinhas , para ver se conseguimos superar o montante angariado no ano anterior. O valor reverte para uma associação de solidariedade Social, de Canelas. Aceitamos sugestões.

Foi uma semana cheia de atividades , surpresas , prémios e distinções. Queremos continuar a merecer a vossa atenção e a trabalhar convosco e para o bem dos vossos filhos. Participe nas atividades promovidas pela Escola  e Agrupamento . Motive-nos com o seu comentário . Muito obrigado a todos pelo vosso carinho, participação e empenho.