segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CONFEÇÃO DE MARMELADA NA SALA DE AULA

Frutos de outono

O outono está a chegar ao fim e o inverno já espreita. Durante o mês de outubro dedicámo-nos ao tema "Alimentação saudável", trouxemos fruta para a escola , falámos vimos e provámos frutos típicos de outono.


Após vermos tanta fruta, romãs , castanhas, marmelos, uvas, avelãs... a professora lançou-nos o desfio de confeccionarmos marmelada, na sala de aula. Lá fomos nós trazendo os marmelos.




CONFECÇÃO DE MARMELADA NA SALA DE AULA


Quando vimos que os marmelos já eram suficientes lançámos mãos à obra e iniciámos a nossa tarefa.



RECEITA:
1kg de marmelos , 1kg de açúcar e um litro de água.

A marmelada é um daqueles doces  a que ninguém consegue resistir e é muito fácil de fazer. Começámos por descascar os marmelos.



Cortámo-los em quartos e tirámos o caroço. De seguida, fomos pesar os marmelos.



A receita tradicional diz para juntarmos um quilo de açúcar , por cada quilo de marmelo, mas nós alterámos um pouco a receita. Por dois quilos e meio de marmelos , juntámos apenas i quilo e meio de açúcar e um pouquinho de água.





Juntámos tudo dentro da panela , os marmelos, o açúcar e a água , tapámos  e fomos trabalhar, até os marmelos estarem cozidos.


Passado um bom bocado já cheirava a marmelada! Hum... que cheirinho bom!


Continuámos a deixar cozer o marmelo e fomos mexendo, para não pegar ao fundo da panela.


Finalmente os marmelos estavam cozidos! A professora encarregou-se de reduzir tudo a puré com a varinha mágica, pois nós podíamo-nos queimar. Por fim , fomos distribuir a dita cuja pelas embalagens que tínhamos.



Não tem uma cor e um aspeto bonito? Ah, e o cheirinho!...divinal!


Como estava muito quente ficou a arrefecer até ao dia seguinte.


No lanche do dia seguinte comemos pão com a nossa marmelada.
Alguns de nós ainda se estão a habituar ao sabor.


Outros adoraram logo o sabor.



A nossa colega fez um autêntico sacrifício , pois não gosta , mas o colega adorou. O paladar também se educa. Não podemos olhar e dizer logo "Não gosto" "Não quero" , temos de tentar e experimentar sabores novos e diferentes , caso contrário comemos sempre a mesma coisa , o que é pouco saudável. Comer bem é comer uma alimentação variada. Como sobrou muita marmelada , todos os dias , no lanche da manhã comemos o pão com marmelada. Pena não chegar aí o cheiro e o sabor. Todos dizem que está muito boa.  Meninos, estamos aprovados como doceiros.!!!!!



SESSÃO DE HIGIENE ORAL NA ESCOLA

Mais uma vez recebemos a visita das enfermeiras do Centro de Saúde de Arcozelo , que preocupadas com a nossa higiene dentária  e não só , vieram mais uma vez , deixar os seus conselhos.


Desta vez trouxeram uma série de objetos do nosso dia a dia , para que percebêssemos que são importantes na nossa higiene.


Cada um de nós deve ter as suas toalhas , bem como champôo e fio dentário. Não devemos partilhar.

Para mantermos uma boa higiene corporal , todos os dias devemos tomar banho e mudar de meias e cuecas.

A escova do cabelo também deve ser só nossa, pois podemos apanhar "bichinhos" se as partilharmos com alguém que esteja infectado.

Para lavar as mãos , antes e depois das refeições devemos usar um gel, ou sabonete. 


Vimos uns dentes em tamanho grande e foi-nos ensinado como usar o fio dentário.
Mas, primeiro fomos treinar como se faz uma boa lavagem das mãos.



Por fim, aprendemos a usar o fio dentário, que também deve fazer parte da nossa higiene diária.





O fio dentário deve ser usado antes de escovarmos os dentes. Para retirar a porcaria que se encontra no meio dos mesmos.


Alguns de nós ainda temos de treinar muito , pois não é tão fácil , quanto parece.


Finalmente foi-nos dado um novo kit de escovagem, pois o nosso já estava  estragado. e foi-nos explicado como se faz uma boa escovagem de dentes.




De seguida, fomos para os quartos de banho lavar corretamente os dentes sob a supervisão da enfermeira Sandra.


Colocar pasta de dentes, apenas na ponta da escova.


A enfermeira fez a demonstração pessoalmente, para vermos como é.


No fim , lavámos os próprios dentes , seguindo as informações e orientações da enfermeira.


Sabiam que a língua também tem de ser escovada e limpa?

Alguns dos nossos colegas parecem achar tudo uma chatice, já devem saber lavar muito bem os dentes!!!!

E desta forma divertida e entusiástica  terminámos a nossa lavagem dos dentes, projeto que irá continuar , de tarde, depois de almoço, visto que quase todos os alunos almoçam na cantina.


PROJETO ECO-ESCOLAS

"No futuro, os nossos jovens irão viver com o impacto ambiental das nossas decisões. A Terra , o nosso lar, está viva, como uma comunidade de vida única. O bem estar dos povos depende da preservação do ar limpo, da águas puras, dos solos férteis, da variedade de plantas animais e ecossistemas.!
O Programa Eco_escolas pretende encorajar o desenvolvimento de atividades , visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas contribuindo para a alteração de comportamentos, e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações , reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa , ainda, criar hábitos de participação e de cidadania , tendo como objetivo principal  encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na Escola e na Comunidade.


Na nossa sala fazemos a separação dos lixos. faça em sua casa também , vamos promover um ambiente melhor.


Recolhemos tampinhas para o seu peso , ser convertido em dinheiro, para uma Instituição de Solidariedade Social da Freguesia de Canelas.

Através da vinda de Técnicos do pelouro do Ambiente da Câmara , aprendemos a poupar água.
Lavar a roupa só com a máquina cheia.
Mas que grande desperdício ! 


Usar lâmpadas economizadoras.

Comer de forma variada e de preferência produtos biológicos. Toca a aproveitar as hortinhas e quntais .

Se continuarmos a desperdiçar os recursos naturais, isto é o que nos espera.

Mais tarde, e como já todos somos "sábios" nestes assuntos a professora pediu-nos para elaborarmos uns cartazes, com slogans sobre esta matéria.









Nota-se que já há uma consciência de reciclar e poupar água e energia nas nossas crianças. Ajude-as a crescer sendo elementos que , no futuro, serão cidadãos úteis à sociedade.

23 DE NOVEMBRO - DIA DA FLORESTA  AUTÓCTONE

Este dia foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais. apresentando-se como mais um dia , para proceder à sementeira ou plantação de árvores  próprias da nossa floresta. A participação e colaboração de todos é essencial para que a nossa floresta autóctone seja mais protegida  .Todos poderemos contribuir para a preservação e proteção das nossas espécies , bastará que cada um de nós, recolha algumas sementes e as plante num terrenos próximo, para que a floresta portuguesa possa crescer saudável , como já foi.


Na  Escola fizemos a nossa parte , plantámos azevinhos. Sabiam que já estiveram em vias de extinção?


Aprendemos que o azevinho é um arbusto de folha persistente , de crescimento muito lento,atingindo , em adulto,  quatro a seis metros de altura e podendo viver mais de cem anos. É uma planta muito procurada por ocasião das festas de Natal, devido aos seus frutos  vermelhos brilhantes. Corre o risco de extinção no nosso país ,razão pela qual , é proibida a sua colheita, transporte comercialização.

 Neste dia aprendemos bastante sobre o azevinho. 


PROJETO DE ESCRITA " ESCRITA NA PALMA DA MÃO"

Projeto "Escrita na Palma da Mão" , é um projeto ligado à área do Português, e tem como objetivos :
- Promover a criatividade;
- Incrementar o vocabulário;
- Fugir â escrita "dita normal" em que o aluno a 1ª coisa que pergunta é "Quantas linhas?"
- Fugir aos temas banais ;
- Brincar com as palavras;

De um texto do livro dos alunos  de José Fanha , depois de termos lido, feito vocabulário, fichas , gramática etc, a professora surpreendeu-nos escrevendo no quadro :

" Há palavras doces...que me fazem lembrar..."

A princípio não percebemos o que a professora queria , depois lá nos fomos acalmando, silenciando, começamos a pensar e as palavras começaram a sair de dentro de nós, como se estivessem guardadas numa gavetinha no nosso interior.

E sairam palavras como estas que a professora escreveu no quadro:



Depois vieram as frases e os textos como estes:






Há palavras doces como o silêncio,faz-me lembrar a Paz.
Há palavras doces como nenhum barulho faz-me lembrar o silêncio
Há palavras doces como luzes fazem-me lembrar o pinheirinho a brilhar.
Há palavras doces como o abraço  dos meus pais,
faz-me lembrar o carinho.
Há palavras doces como a música ,
Faz-me lembrar os anjos a cantar ao Menino Jesus

Bárbara Gomes , 8 anos


UM CHEIRINHO A NATAL

O Natal está quase a chegar. Os cheiros andam no ar, as cores luzes ,  alegria contagia as pessoas ,nota-se que algo de diferente se está a passar. 
Muito rapidamente vamos apenas apresentar uma pequena amostra dos nossos trabalhos.








Quem ajuda o pobre o Pai Natal ?







Está lá quase...



oh...oh...oh... esperamos a vossa visita em breve . Até para a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário