segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PROJETO DE ESCRITA " ESCRITA NA PALMA DA MÃO"

No final do 1º Ciclo a maioria dos  alunos deveria atingir com sucesso os objetivos da Escrita, mas alguns há que isso não acontece. Assim, é importante arranjar formas lúdicas que os estimulem para que todos tenham sucesso.Daí recorrermos à criatividade que está inerente  em  cada aluno.A imaginação das crianças deve ser treinada, incentivada, para que apareçam as ideias e com essas ideias a construção de uma história , ou simplesmente brincar com as palavras.
Foi isso que propus aos meus alunos brincar com as palavras.

A partir de um poema  de Matilde Rosa Araújo intitulado " A cor do Silêncio"

"A Cor do Silêncio "
Que linda flor! Todos dizem
E as folhas de nervuras finas
Recortes cerrados a preceito
Ficam caladas a escutar
Ninguém diz: Que lindas folhas !
E verde é o silêncio.

Lemos o poema com  expressividade, fizemos a sua exploração e compreensão, falámos sobre a importância do silêncio. E pensámos no meio de silêncio .

O QUE É O SILÊNCIO PARA MIM?


O silêncio é não falar. (Lara)
O silêncio é a calma que se ouve. (Mariana)
O silêncio é estar em paz.( Catarina)
O silêncio é um casal a olhar o mar. (Mª Inês)
O silêncio é uma brisa suave . (Tomás)
O silêncio é a hora certa para descansar . (Bárbara Raquel)
O silêncio ajuda a a estudar , pensar e trabalhar . (Todos)





DE QUE COR É O SILÊNCIO?

O silêncio é o branco que não se vê . (André T.)
O silêncio é o verde claro das árvores. (Tomás)
É o cinzento das nuvens a passar. (Miguel)
É o vermelho , a cor do amor. (Mª Inês)
O silêncio é transparente. (Lara)
É o amarelo do sol a brilhar. (Bárbara G.)
O silêncio tem a cor azul do céu. (Mª Inês)
O silêncio tem as cores do arco- íris . (Rodrigo M.)
O silêncio tem a cor da luz . (Tomás)
O silêncio é a música que há dentro de mim. (professora)







Para além de nos termos divertido a dar a nossa opinião , mais importante que tudo, pusemos a imaginação a funcionar e pensámos por nós mesmos. Isso é muito importante. Pensarmos pela nossa cabeça, dar a nossa opinião e exprimirmos sentimentos e ideias. E assim surgiram dois pequenos poemas , elaborados a partir de duas simples questões.


O OUTONO





Temos vindo a falar no outono , suas características, tradições , modificações da Natureza, frutos.
Vimos frutos típicos de outono , marmelo, romã , uva , dióspiro, castanhas, nozes. Comemos alguns deles no dia da alimentação e continuámos a comer , pois trazemos fruta para a escola, diariamente.

Lemos vários textos sobre o outono. Por fim, escrevemos . Deixo aqui apenas dois desses textos, pois não podem ficar todos.


O Outono é assim...
O outono é lindo liberta as saudades de estar à lareira.
Os teus cheiros são maravilhosos.
Cheiras a castanhas, a terra molhada,as folhas partem e o nevoeiro aparece.
Os teus sons de folhas a voar, vento a soprar,o som da chuva a cair,
e as aves a fugir.
Sabes a castanhas , romãs,dióspiros, uvas , figos 
e marmelada com pão comida à lareira. (Miguel, 8 anos)

O Outono é uma estação que tem muitos cheiros:
terra molhada, folha húmidas ou secas a cair no chão.
Os barulhos são bonitos, as folhas a voar, o vento, a chuva,
as aves a partir.
Os sabores são diferentes, dióspiros,romãs , castanhas.
As cores , no outono, também são diferentes,
o azul do céu a espreitar no meio das nuvens.
O amarelo,vermelho,roxo que pintam as folhas.
Eu gosto do outono . (Soraia 8 anos)





MAGUSTO

O magusto é uma festa popular celebrada no dia 11 de novembro, dia de S. Martinho.

Antigamente, grupos de amigos e famílias juntavam-se à volta de uma fogueira onde se assavam castanhas.


Bebia-se jeropiga ou vinho novo, faziam-se brincadeiras, as pessoas enfarruscavam-se com as cinzas e cantavam cantigas.

A celebração do Magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano, de nome Martinho, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar,cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz.se que,nesse preciso momento, parou de chover e apareceu um sol radioso, vindo daí a expressão "Verão de S. Martinho"


Veio um assador de castanhas à nossa escola, como estava mau tempo tivemos de as comer na cantina.


A Associação de Pais ofereceu os sumos.

Estavam mesmo boas, as castanhas.




Fizemos um bonito convívio , na cantina, conversando, rindo, enquanto íamos descascando as castanhas e comendo. Foi pena estar a chover, pois queríamos muito fazer a tradicional fogueira e enfarruscar-nos todos. Fica para o ano.


GRAVAÇÃO DO DVD 

Na quinta feira , de manha, deslocámo-nos à escola sede , para participarmos na gravação do DVD , com canções de Natal. Esta gravação teve a participação de todos os alunos do Agrupamento. Cada ano cantou uma canção diferente.
Aqui fica um cheirinho da nossa participação.


À chegada fomos encaminhados para um pequeno auditório , onde vimos desenhos animados enquanto esperávamos pela nossa hora de gravar.


Os professores e os técnicos explicaram-nos como ia ser e dispuseram-nos nas nossas posições.

O entusiasmo era tanto que não conseguíamos estar quietos e isso atrasou um pouco as gravações.


Todos tínhamos uns auscultadores na cabeça, para podermos ouvir a música.


Por fim, lá nos acalmámos e começamos as gravações.


Foi uma manhã bem preenchida , uma experiência única , quem sabe se algum de nós, no futuro , não virá a ser cantor! O DVD estará brevemente à venda no Agrupamento e também temos um poster com a nossa fotografia , em conjunto. Uma recordação a não perder.


CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Apesar de ter sido uma semana muito preenchida e com muito trabalho , também  fizemos uma experiência ligada ao Estudo do Meio.
No âmbito do programa de Estudo do Meio, demos o sistema respiratório, falámos de expiração e inspiração e fizemos a experiência da caixa torácica.


O que acontece à nossa caixa torácica quando inspiramos e expiramos?
Para encontrar a resposta fizemos uma atividade experimental em que um amigo nosso inspirava e outro , media-lhe o volume da caixa torácica, depois expirava e era novamente medido.




Concluímos que quando inspirámos , o ar faz aumentar o volume da caixa torácica e quando expirámos , o ar sai e a caixa torácica diminui também de volume.


No fim preenchemos uma ficha para registarmos as nossas conclusões.


Terminámos desta forma mais uma semana de escola , com muita aprendizagem , trabalho e novidades. Para a semana estamos de volta com mais novidades. Até breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário