segunda-feira, 23 de abril de 2018

EXPRESSÃO MUSICAL

Todas as quintas -feiras temos aulas de Expressão Musical e temos aprendido muito. Esta semana cantámos a canção "O meu chapéu tem três bicos " , todos devem conhecer. Cantámo-la em conjunto , mimá-mo-la e cantámos individualmente.









De seguida dramatizamos uma história : Uma aventura na floresta "


Entrámos numa floresta e fomos caminhando...observando tudo ao redor...


De repente começou a fazer muito frio...



Avançámos a custo com o frio cada vez mais forte ...


E para complicar começou a chover muito...


Encontrámos uma gruta e escondemo-nos...


Estávamos com frio e encharcados...



De repente, a chuva parou e um bonito sol apareceu, saímos da gruta observámos os pássaros, as árvores, os animais...




EXPRESSÃO PLÁSTICA 


ORIGAMI DO CHAPÉU

Na aula de Expressão Plástica fizemos o origami do chapéu . Foi muito fácil e sairam trabalhos bem bonitos . Observem!
















De seguida enfeitámos o acesso ao hall de entrada com os nossos trabalhos, como já é hábito.





Digam lá que os nossos trabalhos não ficaram uma obra de arte? 


EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA


Continuámos a treinar para as provas de Aferição e como não sabemos saltar bem à corda, temos treinado muito.


Às vezes enrolamo-nos todos na corda, mas continuámos a tentar.





Somos persistentes e não desistimos. Havemos de conseguir!


PROJETO ECO - ESCOLAS 

No âmbito do projeto Eco- escolas continuámos a recolher tampas de plástico, que quinzenalmente a empresa SUMA vem recolher.


Até este momento a nossa turma já recolheu  12 garrafões de tampinhas.



Na sala iniciámos a separação dos lixos , no cesto o lixo normal, no Recipiente amarelo,plásticos e embalagens e no azul , cartão e papel. Agora temos uma sala mais limpinha e somos Eco-Mosqueteiros amigos do Ambiente.


A nossa horta vertical

Esta semana, como o tempo melhorou iniciámos as sementeiras de alguns produtos da horta.

Colocámos terra nos baldes , depois pusemos as sementes.


Semeámos tomate.

Semeámos cenoura. 


Semeámos alface .


...e também salsa. Colocámos novamente terra a tapar as sementes e regámos.



Acabou-se a terra e não pudemos continuar o trabalho. Fica para a próxima semana.
Já temos sementes novas que trouxemos de casa , a professora já arranjou a terra , faltam-nos vasos.Temos poucos, se alguém pudesse enviar , ficaríamos gratos.

Agora vamos monitorizar , numa folha, o tempo que cada produto demora a nascer e crescer.


SESSÕES DE ESCLARECIMENTO 

Ainda no âmbito do Projeto Eco-escolas, escola amiga do ambiente, recebemos a visita de uma técnica da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal que veio sensibilizar-nos para as questões do Meio ambiente : Água, Energia e Resíduos.

Todos nós já sabemos da importância da água para a vida na Terra. A água é um bem precioso e que se pode esgotar.

 Vista do Espaço a Terra tem uma cor azul que lhe é dada pela grande quantidade de água , existente nos oceanos. Só que essa água é salgada e não é boa para consumo.

A água permite  a existência de vida na Terra, plantas, animais e até nós necessitamos dela para sobreviver no dia - a dia.



O Homem necessita da água para cozinhar, tratar da higiene das roupas, louças e casa. Regar os jardins, lavar o carro. Mas, a água não é um bem inesgotável.


Há locais onde a água já é escassa , ou está poluída.



Consequências da poluição na água ...peixes mortos.





Lixo na água, logo contaminação da água que se torna imprópria para o consumo.


Esgotos , águas sujas, a desaguar em rios e ribeiras, torna a água imprópria para consumo.




Já todos sabemos o que podemos fazer para poupar água, mas nunca é demais relembrar. Aqui estão algumas imagens para que os pais falem com os filhos sobre o assunto. Porque dialogar é preciso.




ENERGIA 

Na semana passada a mesma técnica, voltou para nos falar do consumo de energia. 


A energia é cara e temos também de começar a poupá-la, pois as fontes de onde retirámos energia estão a esgotar-se.


Precisamos de energia para termos eletricidade , por as máquinas a funcionar, carregar os telemóveis, por o carro a trabalhar ...


As energias que utilizámos , petróleo, gás natural, carvão, em breve irão esgotar-se . É preciso arranjar novas formas de energia e que sejam não poluentes.


 Energia do vento.


Energia solar. 


Energia das marés , em fase experimental.


Enquanto as novas energias não estão completamente acessíveis a todos temos de poupar. 


Desligar todos os aparelhos das tomadas , à noite, antes de deitar.

Trocar as lâmpadas de casa por lâmpadas economizadoras . 


Manter as portas dos frigoríficos bem fechadas e abri-las o menos possível. Colocar as máquinas de louça e roupa a funcionar só quando estão cheias. Utilizar melhor o forno .



RESÍDUOS

Hoje, a técnica voltou a fazer-nos uma visita para nos falar dos resíduos. 



Derivado ao excesso de resíduos que produzimos , estamos a entupir o planeta com lixo que demora séculos e milénios a desaparecer.





Hoje o Planeta está assim , toneladas de lixo...


... e mais lixo ... que pode ser separado e reciclado.


toneladas e toneladas de plásticos que não são separados entopem rios, mares e lixeiras.


Como ultrapassar o problema? Separar os lixos  e fazer uma escolha consciente. Usar sacos reutilizáveis . Evitar produtos embrulhados em embalagens , só fazem mais lixo.


Reaproveitar a roupa para irmãos, familiares vizinhos mais novos , ou então depositá-lo no Wippy .


Vidro velho...


vira novo.






Aprendemos muito nestas sessões , agora temos de falar com os pais, para , também eles, mudarem os comportamentos. Que tipo de Planeta quer deixar aos seus filhos e aos seus netos?


PROJETO " O LIVRO É UMA FESTA"

Este fim de semana foi uma colega nossa a levar o livro de Luísa Ducla Soares para casa "A cigarra e a formiga"



Chegada à escola a nossa colega apresentou-nos o livro, autor, ilustrador, editora e fez o reconto da história.

De seguida, respondemos a algumas questões colocadas pela professora sobre a história e as atitudes das personagens.


Respondemos a questões sobre a história e exercícios de gramática : pontuação de um extracto da história, identificação de nomes, verbos e adjetivos.


De seguida tínhamos várias frases onde tínhamos de riscar as palavras erradas. Escrever a frase correta . No fim , passámos as frases , por ordem para o caderno diário e ficámos com o reconto da história. 

Por esta semana foi tudo , esperamos por mais novidades para vos contar. Espero que gostem do nosso blog e dos nossos trabalhos. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário