De seguida dramatizamos uma história : Uma aventura na floresta "
Entrámos numa floresta e fomos caminhando...observando tudo ao redor...
De repente começou a fazer muito frio...
Avançámos a custo com o frio cada vez mais forte ...
E para complicar começou a chover muito...
Encontrámos uma gruta e escondemo-nos...
Estávamos com frio e encharcados...
De repente, a chuva parou e um bonito sol apareceu, saímos da gruta observámos os pássaros, as árvores, os animais...
EXPRESSÃO PLÁSTICA
ORIGAMI DO CHAPÉU
Na aula de Expressão Plástica fizemos o origami do chapéu . Foi muito fácil e sairam trabalhos bem bonitos . Observem!De seguida enfeitámos o acesso ao hall de entrada com os nossos trabalhos, como já é hábito.
Digam lá que os nossos trabalhos não ficaram uma obra de arte?
EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA
Às vezes enrolamo-nos todos na corda, mas continuámos a tentar.
Somos persistentes e não desistimos. Havemos de conseguir!
PROJETO ECO - ESCOLAS
No âmbito do projeto Eco- escolas continuámos a recolher tampas de plástico, que quinzenalmente a empresa SUMA vem recolher.
Até este momento a nossa turma já recolheu 12 garrafões de tampinhas.
Na sala iniciámos a separação dos lixos , no cesto o lixo normal, no Recipiente amarelo,plásticos e embalagens e no azul , cartão e papel. Agora temos uma sala mais limpinha e somos Eco-Mosqueteiros amigos do Ambiente.
A nossa horta vertical
Esta semana, como o tempo melhorou iniciámos as sementeiras de alguns produtos da horta.
Colocámos terra nos baldes , depois pusemos as sementes.
Semeámos tomate.
Semeámos cenoura.
Semeámos alface .
...e também salsa. Colocámos novamente terra a tapar as sementes e regámos.
Acabou-se a terra e não pudemos continuar o trabalho. Fica para a próxima semana.
Já temos sementes novas que trouxemos de casa , a professora já arranjou a terra , faltam-nos vasos.Temos poucos, se alguém pudesse enviar , ficaríamos gratos.
Agora vamos monitorizar , numa folha, o tempo que cada produto demora a nascer e crescer.
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
Ainda no âmbito do Projeto Eco-escolas, escola amiga do ambiente, recebemos a visita de uma técnica da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal que veio sensibilizar-nos para as questões do Meio ambiente : Água, Energia e Resíduos.
Todos nós já sabemos da importância da água para a vida na Terra. A água é um bem precioso e que se pode esgotar.
Vista do Espaço a Terra tem uma cor azul que lhe é dada pela grande quantidade de água , existente nos oceanos. Só que essa água é salgada e não é boa para consumo.
A água permite a existência de vida na Terra, plantas, animais e até nós necessitamos dela para sobreviver no dia - a dia.
O Homem necessita da água para cozinhar, tratar da higiene das roupas, louças e casa. Regar os jardins, lavar o carro. Mas, a água não é um bem inesgotável.
Há locais onde a água já é escassa , ou está poluída.
Consequências da poluição na água ...peixes mortos.
Lixo na água, logo contaminação da água que se torna imprópria para o consumo.
Esgotos , águas sujas, a desaguar em rios e ribeiras, torna a água imprópria para consumo.
Já todos sabemos o que podemos fazer para poupar água, mas nunca é demais relembrar. Aqui estão algumas imagens para que os pais falem com os filhos sobre o assunto. Porque dialogar é preciso.
ENERGIA
Na semana passada a mesma técnica, voltou para nos falar do consumo de energia.A energia é cara e temos também de começar a poupá-la, pois as fontes de onde retirámos energia estão a esgotar-se.
Precisamos de energia para termos eletricidade , por as máquinas a funcionar, carregar os telemóveis, por o carro a trabalhar ...
As energias que utilizámos , petróleo, gás natural, carvão, em breve irão esgotar-se . É preciso arranjar novas formas de energia e que sejam não poluentes.
Energia do vento.
Energia solar.
Energia das marés , em fase experimental.
Enquanto as novas energias não estão completamente acessíveis a todos temos de poupar.
Desligar todos os aparelhos das tomadas , à noite, antes de deitar.
Trocar as lâmpadas de casa por lâmpadas economizadoras .
Manter as portas dos frigoríficos bem fechadas e abri-las o menos possível. Colocar as máquinas de louça e roupa a funcionar só quando estão cheias. Utilizar melhor o forno .
RESÍDUOS
Hoje, a técnica voltou a fazer-nos uma visita para nos falar dos resíduos.
Derivado ao excesso de resíduos que produzimos , estamos a entupir o planeta com lixo que demora séculos e milénios a desaparecer.
Hoje o Planeta está assim , toneladas de lixo...
... e mais lixo ... que pode ser separado e reciclado.
toneladas e toneladas de plásticos que não são separados entopem rios, mares e lixeiras.
Como ultrapassar o problema? Separar os lixos e fazer uma escolha consciente. Usar sacos reutilizáveis . Evitar produtos embrulhados em embalagens , só fazem mais lixo.
Reaproveitar a roupa para irmãos, familiares vizinhos mais novos , ou então depositá-lo no Wippy .
Vidro velho...
vira novo.
Aprendemos muito nestas sessões , agora temos de falar com os pais, para , também eles, mudarem os comportamentos. Que tipo de Planeta quer deixar aos seus filhos e aos seus netos?
PROJETO " O LIVRO É UMA FESTA"
Este fim de semana foi uma colega nossa a levar o livro de Luísa Ducla Soares para casa "A cigarra e a formiga"
Chegada à escola a nossa colega apresentou-nos o livro, autor, ilustrador, editora e fez o reconto da história.
De seguida, respondemos a algumas questões colocadas pela professora sobre a história e as atitudes das personagens.
Respondemos a questões sobre a história e exercícios de gramática : pontuação de um extracto da história, identificação de nomes, verbos e adjetivos.
De seguida tínhamos várias frases onde tínhamos de riscar as palavras erradas. Escrever a frase correta . No fim , passámos as frases , por ordem para o caderno diário e ficámos com o reconto da história.
Por esta semana foi tudo , esperamos por mais novidades para vos contar. Espero que gostem do nosso blog e dos nossos trabalhos. Até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário