segunda-feira, 16 de abril de 2018

A ARTE DO ORIGAMI

Com o regresso à escola e a chegada da primavera , resolvemos fazer um origami, na área de Expressão Plástica. Para iniciar escolhemos uma flor que fosse fácil de fazer. A professora sugeriu-nos a dobragem da tulipa e nós aceitámos.

Material :
- papel de lustro colorido cortados em quadrados de 10 cm x 10 cm;
- folha de papel cavalinho:
-cola ;



Origami é uma arte japonesa em que através de dobras de papel se elaboram diferentes figuras e formas. O Origami atualmente é classificado como contribuição importante ao estímulo da criatividade, aumento da capacidade de concentração,desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.
Ativa a memória, a primeira vez que uma criança faz uma figura de origami, terá que seguir as instruções, se não for muito complicada , isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá fazer , mais tarde a figura novamente.
Desenvolve a paciência , nem sempre as figuras saem bem logo à primeira, logo a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir os seus objetivos.
















Com as origamis das nossas tulipas enfeitámos o placard de acesso à sala. 





Enfeitámos a entrada também com mobiles de flores.




Ficou bonita a nossa entrada, afinal já cheira a primavera.


MATEMÁTICA - TANGRAN


Na aula de matemática usamos o Tangran e também construímos figuras. O jogo Tangran ajuda o desbloqueio em alunos que não gostam de matemática e se sentem incapazes de compreendê-la, é a mola impulsionadora para compor e decompor as figuras. Comprovando que a aula de matemática pode ser divertida , é um forte apelo lúdico interdisciplinar, ou seja, o aluno pode ver, tocar, construir desenvolvendo o raciocínio lógico geométrico. Exige reflexão, concentração, imaginação, paciência , persistência e perseverança. É um jogo que tem um milénio , prescreve esperteza e reprodução da imagem a qual é eficiente para o ensino da geometria nas escolas.






O destaque dado à aprendizagem com destaque a jogos lúdicos permitem gerar um ambiente descontraído entre professores e alunos . As vantagens são vastas desenvolvem competências como: questionar, discutir, remontar,analisar, praticar, corrigir, sobrepor, provar e inferir matematicamente
quanto mais as manusear maior será o raciocínio geométrico.





















Conseguiram adivinhar todas as figuras?


DOMINÓ  DE FRAÇÕES

Para melhor compreendermos a noção de fração e para relembrar, depois de um período de férias, jogámos ao dominó de frações.








Gostámos muito de jogar este jogo, mas o espaço era pequeno, da próxima vez , temos de o jogar no chão.



CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 

" O AR TEM PESO?"

Esta semana fizemos mais uma experiência com o ar. Quisemos saber se o ar tem peso. A professora perguntou-nos o que achámos que iríamos precisar .
- uma balança - disse alguém.
- dois balões cheios de ar- disse outro.
- pesámos os balões e ficamos a saber- disse outro.

Mas, não tínhamos nenhuma balança na escola, então tivemos de improvisar .


Material :
- uma cruzeta;
- dois balões;
- fio ;
- um pico;


Colocámos dois balões vazios e verificámos que a cruzeta permaneceu equilibrada. 


Enchemos os dois balões e verificámos que a cruzeta continuava equilibrada.


Furámos um dos balões com um pico...


...verificámos que a cruzeta se desequilibrou , pendeu para o lado do balão que continuava cheio. 


Pudemos concluir que o ar pesa.

De seguida, fomos preencher uma ficha sobre a experiência.



Agora já sabemos que o ar existe, sabemos que o ar aquecido torna-se mais leve e sobe e descobrimos hoje que o ar pesa.


EXPRESSÃO MUSICAL

Na hora de expressão musical aprendemos a canção "O cuco na floresta" , cantámo-la e, depois, fizemos os gestos da canção. Cantámos a canção acompanhada de gestos.








Gostámos muito de fazer esta atividade.



PROJETO "O LIVRO É UMA FESTA"


Este fim de semana o nosso colega David levou o livro "A flor e a borboleta".



Ele explicou-nos a história , fazendo um breve reconto.


O desenho que ele fez da história com ajuda da mãe.

De seguida, aprendemos o que é um diálogo e as regras a que este obedece. Construímos, no quadro, um diálogo entre uma flor e uma borboleta, copiá-mo-lo para o caderno e fizemos a ilustração.






No final, fomos modelar, com plasticina borboletas.















Adorámos mexer em plasticina e fazer este trabalho. 
Esperamos que tenham gostado , para a semana há mais.
 Dê-nos a sua opinião , gostamos de receber os vossos comentários.
Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário