sexta-feira, 10 de março de 2017

Visita de estudo à Biblioteca Municipal

Na passada segunda feira , dia 6 de março, os alunos da turma do 1º ano foram visitar a Biblioteca Almeida Garrett , em Vila Nova de Gaia.
Fomos recebidos por uma senhora que nos deu as boas vindas , nos explicou as regras a que tínhamos de nos sujeitar e o que iríamos ver.
Também nos convidou a entrar no mundo da imaginação contando-nos logo uma pequena história, sobre a preguiça e o seu mundo.
Subimos ao primeiro andar, onde se encontra a parte infantil da Biblioteca e fomos convidados a despir os casacos, pendurar as lancheiras e onde conversámos um bocadinho sobre a função de uma biblioteca.
 De seguida fomos visitar a parte dos adultos , na Biblioteca. Vimos senhores a ler o jornal, revistas, outros a trabalhar no computador e livros, prateleiras cheias de livros!


Depois, foi-nos explicado o processo de empréstimo de livros, o que é preciso e como devemos proceder.
Se sairmos com um livro sem o registarmos ao passarmos pela porta o alarme apita. Devemos sempre passar pela receção e registar os livros.

Fomos lanchar e finalmente seguimos para a sala da Hora do Conto, era imensa a expectativa sobre o que iria acontecer.


A história que nos foi contada chamava-se "João grão de Milho" e nós ficámos encantados, pois a senhora era muito expressiva e contava com ajuda de objetos e música de fundo. Adorámos!
Para terminar a nossa visita fomos para o espaço infantil onde pudemos circular livremente, ver livros à nossa escolha e onde ainda nos foi apresentada outra história "Isto é um Livro".
Adorámos a visita que fizemos e regressámos todos contentes e entusiasmados.




CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES

Partindo da história que nos foi contada na Biblioteca "Grão de Milho", a nossa professora leu-nos outra versão da mesma história , desta vez da Alice Vieira .
 



João Grão de milho
Esta é a história de um menino tão pequeno quanto um grão, e por isso, seus pais lhe deram o nome de Grão de Milho. Ele adora ajudar sua mãe, é forte e sabe muito bem resolver os problemas que surgem no cotidiano, apesar de ser tão pequenino. Trata-se da recuperação de um relato da tradição oral, de estrutura encadeada e ritmo marcado pela repetição. A partir da história falámos de sementes , o que eram , a que davam origem , que era necessário para que uma planta se formasse. Falámos então do processo de germinação de sementes.





Você pode observar uma sementinha germinar em sua casa. Para isso você só precisa de um copinho de café descartável, algodão, água e sementinhas de feijão. Molhe bem o algodão com água e em seguida coloque-o dentro do copinho descartável. Pegue as sementinhas de feijão e coloque-as no algodão que está dentro do copo. É importante que você deixe o copinho em um ambiente onde tenha luz solar, nunca se esquecendo de deixar o algodão sempre húmido, para que as sementinhas consigam se desenvolver. Espere alguns dias e você verá as sementinhas germinando!

Nós fomos experimentar também, utilizando sementes de milho, grão e feijão.
 

Colocámos cada sementinha num copo de vidro transparente com algodão húmido.
Depois fomos colocá-los ao sol, à beira da janela.
A partir de agora iremos registar numa folha de observação o que vai acontecer durante um mês.
Fizemos depois o registo da experiência.

Para concluir, vimos um vídeo sobre a germinação do feijão e vimos imagens das plantas do feijoeiro, grão e milho. Falámos sobre o que podemos fazer com cada um destes produtos . Entram na nossa alimentação, faz-se farinha, bolos, saladas, sopa, farinha (milho) e pipocas que nós adoramos.

HORA DO CONTO

A GALINHA DOS OVOS DE OURO

 Em Português , esta semana ,demos a letra "g" ,a palavra da qual partimos foi galinha,depois da professora nos ter lido a história "A galinha dos ovos de ouro".

Esta história começa com um camponês que tinha uma quinta com galinhas.

Uma dessas galinhas, era especial porque punha ovos de ouro e o camponês gostava mais dela do que das outras.

Como era ambicioso e queria sempre mais riquezas, decidiu engordar a galinha e assim tirar-lhe todo o ouro de uma vez.
Quando matou a galinha, abriu-lhe a barriga e viu que ela era igual às outras galinhas.

Ficou desesperado por pensar em toda a riqueza que a galinha lhe podia ter dado.
"Quem tudo quer, tudo perde."Lá diz o ditado popular.
Pintámos imagens,recortámos, ordenamos e colámos, no caderno. Cada um fez o reconto da história .
Como hoje era sexta feira, dia de expressões, fizemos a montagem de uma pequena peça da história.Com uma mesa foi improvisado o cenário, foram convidados alguns alunos para contarem a história usando imagens manipuladas com a mão. Rimos muito com as improvisações dos colegas.





 Divertimo-nos muito com esta pequena montagem . Ajudou a que improvisássemos falas na história e compreendêssemos melhor a narrativa e a sua sequência de acontecimentos.

Movimento da Biblioteca de Turma

Os sortudos que levaram as histórias da semana para casa foram escolhidos pela excelência do comportamento ao longo da semana.

 


Livros levados na semana passada :

O nosso colega Dinis trouxe um boneco muito parecido com o Barriguinha.



Para abraçar nas horas difíceis.
Trabalhos dos Pais realizado no fim de semana. Obrigada pela colaboração.


Vejam este trabalho espetacular.

Muito obrigada aos pais pela sua colaboração e empenho. Estão a ajudar os vossos filhos a gostar de ler e de livros.

Vamos esperar pelos trabalhos da próxima semana. Até breve .




Um comentário:

  1. E o ensino deveria ser assim. Sempre dinâmica Professora Paula. Estou certo que os alunos ficarão sempre com estas memórias. Excelentes estratégias para desenvolver o gosto pela leitura. E a leitura é transversal a todos as áreas do conhecimento. Parabéns.

    ResponderExcluir