sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

FIZEMOS SOPA NA SALA DE AULA

Ainda à volta do livro "O Coelhinho Branco" , lido na Hora do Conto da semana passada, falámos sobre o que foi o coelhinho fazer à horta e para quê. Vimos que o coelho é um animal que come vegetais e que nós, para sermos saudáveis e aprendermos bem, também devemos comer muitos legumes e fruta. A professora questionou a turma "quem comia diariamente sopa" e percebemos que ainda há meninos, na sala, que não comem sopa em casa e dizem não gostar. Então, a professora lançou o desafio de , na segunda-feira , fazermos sopa , na sala de aula. Decidimos que legumes a sopa ia levar e combinámos quem os trazia.
Todos os alunos cumpriram a tarefa e trouxeram os legumes, mais até, do que foi pedido.
Depois de lavadas as mãos, lançamos mãos à obra e começamos a descascar as cenouras , a partir a abóbora e a cortar as couves.




A professora descascou as batatas e as courgetes, assim como tirou a casca à abóbora, só sendo necessário nós parti-la aos pedaços.
Depois de prontos, os legumes foram deitados numa bacia e lavados, de seguida metemo-los na panela e colocámos água e um bocadinho de sal.

 Como já não cabiam mais, tapámos a panela e fomos trabalhar, enquanto os legumes coziam.




Na nossa sala cheirava tão bem! Só perguntávamos "quando está pronta?"
Depois de cozidos todos os legumes, a professora reduziu tudo a puré com a varinha mágica. Chegara finalmente o momento de saborear a nossa sopa.
 Estava ainda um pouco quente, pelo que, tivemos de comer muito devagar.
Todos comeram a sopa e disseram que estava mesmo boa ...alguns quiseram repetir...
Afinal, a sopa é boa, faz bem porque tem muitos legumes , muitas vitaminas e fibra ( que faz funcionar bem o nosso intestino). Devemos comer sopa todos os dias , ao almoço e ao jantar. Aprendemos que comer sopa faz parte de uma alimentação saudável.

De tarde , fizemos o registo da atividade , no caderno diário.
De seguida , fomos para a área da matemática , onde resolvemos problemas relacionados com alimentos.
Como já estávamos cansados e um pouco excitados pela atividade do dia, que adorámos. A professora colocou um vídeo do Avô Cantigas "Come a Sopa, vá lá", adorámos e cantámos todos.
A canção está no you tube , músicas do Avô Cantigas " Come a sopa, vá lá"
https://youtu.be/C5WQhZ3VJRU

Foi um dia especial , com uma atividade diferente, mas com a qual aprendemos muito. Mãe,se me puseres a ajudar-te a fazer a sopa, eu, de certeza absoluta que a vou comer, pois estou envolvido e vou querer provar o que fiz. Vamos lá todos fazer uma alimentação mais saudável!

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
 



Finalidade da atividade:
Compreender o comportamento de objetos distintos em líquidos (flutuação/não flutuação).

Primeiro , assistimos a um vídeo sobre objetos na Natureza que flutuam / não flutuam.



Contexto de exploração:
Prever o comportamento de diferentes objetos na água
(flutuação/afundamento);
Verificar o comportamento de diferentes objetos na água
(flutuação/afundamento);





Muitas crianças gostam de brincar com a água. Nas suas brincadeiras poderão já ter observado que alguns objetos afundam e que outros flutuam quando colocados num recipiente com água. Por exemplo, quando colocam numa
banheira (tanque, piscina...) com água um barco (de plástico) observam que flutua e que um berlinde (de chumbo ou de vidro ou uma pedra) afunda.


Neste tipo de brincadeira, é frequente vê-las colocar no interior do barco vários objetos, dizendo que estão a “carregar o barco”. Neste contexto é possível também ouvi--las fazer comentários do género "não enchas mais o barco
se não vai afundar"; "o barco afundou porque estava muito pesado, tinha demasiada carga". Ao fazê-lo as crianças simulam situações do quotidiano que, lhessão familiares, porque já as observaram ou já ouviram falar delas (aos pais, na televisão...). De facto, nos meios de comunicação foram já divulgadas situações de naufrágio e afundamento de barcos e navios por excesso de carga, em que tal aconteceu pelo facto de o limite de flutuação ter sido desrespeitado. É o caso de embarcações com passageiros clandestinos que, por número excessivo destes e da carga que transportam, têm afundado e, com isso,provocado muitas vítimas humanas e perdas materiais.



Foi perguntado às crianças o que acontecerá se se colocar no recipiente com água cada um dos seguintes objetos

— Prego de ferro;
— Moeda
— Esferovite;
— Rolha de cortiça;





Elas responderão , na sua maioria que, o prego e a moeda afundam e a esferovite e a rolha de cortiça não afundam.
Fomos então fazer uma experiência para verificar se isso era mesmo verdade.
Apresentou-se o material :
  • rolha de coriça;
  • ampa de plástico;
  • colher de metal;
  • pedra;
  • botão;
  • lápis;
As crianças registaram as suas previsões , o comportamento que cada objeto iria manifestar , ao ser colocado numa bacia com água.



Colocámos, sucessivamente, objetos no interior da bacia e foi solicitado a cada momento que as crianças descrevam o que observam. 
                                                           A rolha flutuou.
                                          Tal como a rolha , a tampa de plástico também flutuou.




                            Ao introduzirmos a colher na água, esta afundou.
                              A pedra também afundou.
Então fomos registar aquilo que observámos. A rolha de cortiça, a tampa de plástico e o lápis ,flutuaram. A pedra , a colher e o botão , afundaram, isto é , não flutuaram.
Concluímos que há objetos que flutuam e outros não. Daqui a uns anitos iremos saber o motivo.

MATEMÁTICA

ACERTAR NO ALVO

Sexta feira, é o dia das expressões , desta vez a professora resolveu juntar matemática com expressão e educação física, através de um jogo de coordenação e de cálculo.

Para este jogo são necessários copos numerados de 1 a 9 e colocados  em pirâmide.
A turma foi dividida em três equipas :
                                              Equipa 1
                                             Equipa 2
                                            Equipa 3
Objetivo do jogo : lançar uma pequena almofada e derrubar o maior número de copos possível. Somar os pontos marcados nos copos derrubados. Será vencedora a equipa que somar maior número de pontos.
E deste modo divertido fizemos contas, aprendemos algumas estratégias de cálculo ( para contas grandes) e afinámos a nossa pontaria(coordenação) . Um modo diferente , mas bastante útil de juntar matemática e educação física. Afinal, também se aprende a brincar. Quanto à pontuação final , em 1º lugar ficou a equipa 1, em 2º lugar a equipa 2 e a equipa 3 ficou em 3º lugar, tem de afinar a pontaria , pois falhou muito no tiro ao alvo. A almofada passou muitas vezes ao lado dos copos, mas não lhes tocou. Também exercitámos a nossa cidadania, aprendendo a saber vencer e saber perder com alegria e sem agressão, nem insultos. Afinal, foi apenas um jogo e continuámos todos amigos.

HORA DO CONTO 
Na continuação da "Hora do conto" foi lida a história "O Nabo Gigante " .



Era uma vez uma velhinha e um velhinho que viviam numa casinha velha e torta… eles tinham cinco gansos… três gatos… uma vaca castanha… seis canários amarelos… dois porcos… e quatro galinhas sarapintadas.”
“Os velhinhos foram semear ervilhas, cenouras, batatas, feijões e nabos. Depois, estava a chover  foram para dentro de casa…  era de noite… e deixaram-se adormecer.”
“Depois, passaram muitos dias e o velhinho foi tirar o nabo da terra… e o nabo era muito gigante!… depois ele tentou arrancar o nabo mas não tinha força… e foi chamar a velhinha.”
“Eles não conseguiram e chamaram a vaca castanha… puxaram com muita força mas não conseguiram… e chamaram os dois porquinhos barrigudos e não conseguiram… e chamaram os três gatos pretos para ajudarem… mas não conseguiram… e depois um gato foi chamar as galinhas sarapintadas… e não conseguiram.”
“Depois chamaram os cinco gansos… e já estavam todos cansados… e a velhinha teve uma ideia… foi buscar um bocadinho de queijo para caçar… um rato.”
“Levou o rato para ajudar a puxar o nabo… fizeram muita força… e o nabo saiu da terra e eles caíram para trás… o velhinho caiu em cima da velhinha… a velhinha caiu em cima da vaca… a vaca caiu em cima dos porcos… os porcos caíram em cima dos gatos… os gatos caíram em cima das galinhas sarapintadas… as galinhas caíram em cima dos gansos… e os gansos caíram em cima dos canários… e os canários caíram em cima do rato… Depois os velhinhos fizeram uma panela de sopa de nabo… e todos comeram a sopa… e o ratinho também!”(reconto oral feito pelos alunos).

Tivemos que desenhar os animais que ajudaram o velhinho e a velhinha a arrancar o nabo. Aprendemos que a união faz a força e que tudo exige esforço.


A história foi para casa com é habitual, às sextas -feiras.



Desenhos de histórias anteriores elaboradas em conjunto com os pais:

                                     Kiko o dentinho de leite
 

                                      O Polvo coceguinhas
 
                                   O Coelhinho Branco
E a nossa colega Francisca foi a sortuda que levou "O Nabo Gigante" , para casa , este fim de semana.
Ficamos à espera do trabalho realizado pela Francisca e pelos  pais.

Mais uma semana de trabalho que chegou ao fim. Espero que tenham gostado de ver algumas das atividades que realizámos na sala e que deixem a vossa opinião. Bom fim de semana.


 

 


 




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