sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A MARAVILHOSA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Contando e encantando através da hora do conto

As escolas precisam revitalizar o hábito de contar histórias e o caminho para o resgate desta arte milenar deve começar pelos professores, pois são eles os contadores de histórias nas salas de aulas. Muitos são os motivos que nos levam a contar histórias: o clima de alegria e interesse que elas despertam. Vários também são seus objetivos, como: formar o gosto pela leitura, divertir e estimular o desenvolvimento da imaginação, atenção, observação, memória e reflexão. Ouvir a leitura de histórias leva os alunos a perceberem as características da língua escrita, cuja sintaxe e cujo léxico não são os mesmos da língua oral.
São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca. É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam, que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem. Ouvindo histórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades.Assim, além de acreditar no poder da história e na magia e atração que exerce o contador sobre seus ouvintes, muitos estudos relatam sua importância no desenvolvimento infantil, por ser recreativa, educativa, instrutiva, afetiva (alargando horizontes, estimulando a criatividade, criando hábitos, despertando emoções, valorizando sentimentos) e também por estimular a socialização e desenvolver a atenção e a disciplina. Uma história bem contada agrada a todos sem fazer distinção de idade.

O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do dia a dia das crianças. Contar histórias é também uma forma de ensinar temas éticos e de cidadania e de propiciar um mundo imaginário que encanta a criança. As histórias formam o gosto pela leitura. Quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.


Ouvir histórias é muito importante na formação de qualquer criança, é o início da aprendizagem para ser um leitor e, tornar-se um leitor é começar a compreender e interpretar o mundo. Por isso precisamos “ ler histórias para as crianças, sempre, sempre...”
História popular portuguesa conhecida por todos, mas que é sempre agradável de ouvir. Falámos da importância da alimentação saudável e a importância de comer legumes e sopa. Falámos das atitudes das várias personagens . Falámos de coragem e em não desistir enfrentando obstáculos. Recontámos a história oralmente e ordenamos uma série de imagens de acordo com a sequência da narrativa.



A ARTE DO ORIGAMI


Origem e significado do Origami (Dobragens de papel)

Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante.





Oque significa a palavra Origami?
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.

Nós fizemos um coelhinho em Origami.

Esta prática ajuda na compreensão das figuras geométricas e ajuda a desenvolver a motricidade fina , vindo depois a ajudar na escrita , na caligrafia e em certos movimentos da mão.
Achei delicioso !
                                            Reparem no pormenor da horta e dos legumes...
Adorámos experimentar a arte dos origamis, mas, não foi fácil, pais. Alguns meninos necessitaram de muita persistência . Nota-se que cada vez as crianças têm os movimentos das mãos menos treinados. Uma sugestão: em vez de jogar tablet e vídeo games, porque não praticar esta arte em família ? Indo à Net há imensas sugestões e fáceis de fazer . Fica o convite, nós iremos certamente repetir a experiência.





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