Contando e encantando através da hora do conto
As
escolas precisam revitalizar o hábito de contar histórias e o caminho para o
resgate desta arte milenar deve começar pelos professores, pois são eles os
contadores de histórias nas salas de aulas. Muitos são os motivos que nos levam
a contar histórias: o clima de alegria e interesse que elas despertam. Vários
também são seus objetivos, como: formar o gosto pela leitura, divertir e
estimular o desenvolvimento da imaginação, atenção, observação, memória e reflexão.
Ouvir a leitura de histórias leva os alunos a perceberem as características da
língua escrita, cuja sintaxe e cujo léxico não são os mesmos da língua oral.
São
meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em
relação ao mundo que a cerca. É através do prazer ou emoções que as histórias
lhes proporcionam, que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai
agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os
conflitos interiores que normalmente vivem. Ouvindo
histórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus
interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas,
soluções que amenizam tensões e ansiedades.Assim, além de acreditar no poder da história
e na magia e atração que exerce o contador sobre seus ouvintes, muitos estudos
relatam sua importância no desenvolvimento infantil, por ser recreativa,
educativa, instrutiva, afetiva (alargando horizontes, estimulando a
criatividade, criando hábitos, despertando emoções, valorizando sentimentos) e
também por estimular a socialização e desenvolver a atenção e a disciplina. Uma
história bem contada agrada a todos sem fazer distinção de idade.
O exercício de contar histórias
possibilita debater importantes aspectos do dia a dia das crianças. Contar
histórias é também uma forma de ensinar temas éticos e de cidadania e de
propiciar um mundo imaginário que encanta a criança. As histórias formam o
gosto pela leitura. Quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias
contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para
a leitura.
Ouvir histórias é muito
importante na formação de qualquer criança, é o início da aprendizagem para ser
um leitor e, tornar-se um leitor é começar a compreender e interpretar o mundo.
Por isso precisamos “ ler histórias para as crianças, sempre, sempre...”
História popular portuguesa conhecida por todos, mas que é sempre agradável de ouvir. Falámos da importância da alimentação saudável e a importância de comer legumes e sopa. Falámos das atitudes das várias personagens . Falámos de coragem e em não desistir enfrentando obstáculos. Recontámos a história oralmente e ordenamos uma série de imagens de acordo com a sequência da narrativa.A ARTE DO ORIGAMI
Origem e significado do Origami (Dobragens de papel)
Oque significa a palavra Origami?
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de
dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as
dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
As figuras
representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como,
por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o
sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre
outros.
Nós fizemos um coelhinho em Origami.
Achei delicioso !
Reparem no pormenor da horta e dos legumes...Adorámos experimentar a arte dos origamis, mas, não foi fácil, pais. Alguns meninos necessitaram de muita persistência . Nota-se que cada vez as crianças têm os movimentos das mãos menos treinados. Uma sugestão: em vez de jogar tablet e vídeo games, porque não praticar esta arte em família ? Indo à Net há imensas sugestões e fáceis de fazer . Fica o convite, nós iremos certamente repetir a experiência.
Parabéns à professora e alunos, pelos lindos trabalhos!
ResponderExcluir