sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Preparar o Carnaval

                             Na escola e na sala de aula começámos a preparar o ambiente para o Carnaval.
 Falámos sobre o que gostamos no Carnaval e qual a nossa fantasia para este ano. Em Expressão Plástica, iniciámos a elaboração das nossas máscaras.
Este ano foi escolhida uma máscara de palhaço , mas daquelas que podemos segurá-la com a mão. Recortámos, colámos, pintámos e enfeitamos ao nosso gosto.
Gostámos muito do resultado final. Diversidade de cores e segundo o gosto de cada um. Ficou um trabalho bem bonito , para um 1º ano.

Aproveitando os materiais usados no Carnaval, decorámos o chapéu de um palhaço com confetis.
                                         E com este trabalho enfeitámos o hall de acesso à nossa sala.


ORIGENS DO CARNAVAL

·  O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem a Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa.
·  É preciso dizer que a Quaresma é um tempo de jejum, por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos...
·  A palavra "carnaval" pode ter sua origem na expressão latina "carrum novalis", com a qual os romanos abriam seus festejos, ou na palavra carnelevale, do dialeto milanês (de Milão, Itália), que significa "adeus à carne" - uma alusão ao início da quaresma cristã.
Entrudo quer dizer "entrada na quaresma".
·  O Carnaval, na verdade são mesmo três dias: começa no Domingo Gordo, segue-se a segunda-feira de Carnaval, o Entrudo (a terça-feira), que é o dia principal, e a quarta-feira de cinzas, que já não conta é o início da Quaresma...
·  Antigamente o Carnaval era o tempo de todos os excessos: os homens vestiam-se de mulheres, as mulheres de homens e alguns até de diabretes.
·  Ficavam todos irreconhecíveis! Hoje em dia é só mais uma festa em que aproveitamos para nos divertirmos.

A nossa professora não veio ao Carnaval, em sua vez  veio o palhaço "dá meia volta e foge daqui" , estava irreconhecível e nós andámos muito tempo em seu redor, para descobrirmos quem era.
A nossa funcionária Sónia também se transformou, estava muito gira.
Mas nós também vínhamos muito bem fantasiados.
Pelas 10h 30 min deu-se início ao desfile , pelas ruas principais à volta da escola.
Os nossos colegas mais velhos levavam o cartaz representativo da escola.
Fantasias muito originais , dos colegas mais velhos e de acordo com o lema dos 3 R .
Passámos todo o percurso na palhaçada e a brincar com a professora, até que ela caiu e todos lhe caímos em cima. Foi muito divertido! Adorámos este nosso primeiro Carnaval passado na escola . Para o ano há mais. Desejamos a todos um Bom carnaval, com muita brincadeira , descanso e algum trabalho. Até breve!










sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

DIA DE S. VALENTIM


História de São Valentim

  • Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
  • Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
  • Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
  • Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
  • Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
  • A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
  • Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
  • Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
  • Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
  • No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
  • Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
    Depois de contarmos a história do S. Valentim e falarmos sobre a importância do Amor e amizade , fizemos coroas em cartolina e pintámos um desenho alusivo ao dia. O amor andou no ar...