domingo, 11 de março de 2018

EXPRESSÃO PLÁSTICA - TÉCNICA DO SOPRO

INVERNO, CAI A CHUVA PLIM, PLIM,PLIM...FAZ BARULHO CHAPE, CHAPE, CHAPE!

Com a continuação da chuva e do mau tempo experimentámos uma nova técnica , na área de expressão plástica, a fim de executarmos um trabalho sobre o inverno. A técnica de sopro.

Material:

  • uma folha de papel cavalinho;
  • tinta de guache ou giotto;
  • 1 palhinha;
Pingar algumas gotas de tinta para a folha. De seguida, têm de soprar com uma palhinha para a tinta se mover para o lado desejado. O resultado é engraçado , depois é só deixar secar. Eis os resultados:




E aqui estão os trabalhos prontos .











Aproveitámos e enfeitámos o placard do hall de acesso à sala:







Gostaram? Fácil de fazer , pode-se fazer em casa , e fazem-se coisas giríssimas.


PROJETO - "O LIVRO É UMA FESTA"


Este projeto cumpre os objetivos de contribuir para o Plano de Melhoria de resultados , ao nível da leitura, nas turmas do 2º ano, exigido pela Inspeção Geral do Ensino(IGEC). Cumpre também os objetivos de :

  • Incentivar nas crianças o gosto pelos livros e pela leitura ;
  • Contribuir para a aproximação alunos/ pais apelando ao espírito de entreajuda e participação dos pais , nas tarefas escolares dos filhos;
  • Apresentar às crianças obras de autor;
  • Estimular o incremento de vocabulário e de imaginação;
  • Responder a uma necessidade da criança de ouvir e ler histórias;
Todas as sextas -feiras , duas ou três crianças levam um livro para casa, para ler aos pais. Deverão preencher uma ficha de leitura, que apresentarão aos colegas na segunda feira. Na segunda feira , lêem , por partes , a história aos colegas da turma e fazem o reconto oral da mesma.
Caso haja livros suficientes, serão distribuídos pelos alunos da turma e far-se á a leitura da obra, lendo cada aluno uma parte. A história será objeto de um questionário para levar a uma melhor compreensão da história. Farse-á a fixação de vocabulário novo e desconhecido. Depois as atividades poderão variar , de acordo , com o tipo de história e a imaginação e criatividade, bem como os objetivos que se pretendem atingir na expressão escrita.


Na semana passada três amigos levaram o livro da Dsney "Bambi".



 


Apresentaram as respetivas fichas de leitura.


Cada um procedeu à leitura de uma parte do livro.





Como havia livros suficientes, foram distribuídos pela restante turma , dois a dois.


Tiveram que colar autocolantes no livro, para conseguirem ler as palavras em falta.





Terminada a colagem dos autocolantes, iniciámos a leitura do livro.













Bambi é um filme do género animação produzido pela Disney em 1942 e baseado no romance Bambi, A Life in the Woods do austríaco Felix Salten.
É o quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 13 de agosto de 1942. O personagem principal é o cervo Bambi que vive  numa floresta com sua mãe e seus amigos animais. Bambi passa a viver com o pai  quando sua mãe é morta por caçadores.
A história passa-se numa floresta, nas montanhas da província de Colúmbia Britânica, onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta" pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer, Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo.
Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Faline.  Assim, Bambi aprende a viver sozinho, com a ajuda do pai.

Respondemos a algumas questões ,no caderno, acerca do desenrolar da história.



De seguida , fizemos o reconto oral da história.
Depois, fizemos um trabalho de pesquisa sobre o Cervo.
Vimos imagens reais na Internet, lemos informação sobre as suas caraterísticas, hábitos de vida e alimentares, curiosidades e elaborámos um pequeno texto.








Já todos conhecíamos a história e a personagem "Bambi", aprendemos que é da família dos cervos e veados.Aprendemos muitas coisas que não sabíamos sobre estes animais.

COMO FAZER UM CONVITE

No dia seguinte, aprendemos como fazer um convite , por escrito. Inventámos o nome de um amigo, uma morada e um telefone e elaborámos um convite a convidar um amigo para vir assistir em nossa casa ao filme "Bambi".








Gostámos de fazer esta atividade e qualquer dia vamos repeti-la, fazer um convite diferente, claro!

Por esta semana foi tudo , na próxima semana teremos mais novidades.










2 comentários: