PREPARAÇÃO DO AMBIENTE NATALÍCIO
Com a entrada no mês de dezembro entrámos na quadra Natalícia, como tal, começámos a preparar-nos para decorar o espaço escola /sala.
Estes anjinhos foram feitos pela nossa professora que os colocou dentro da sala de aula. As esrelas, foram feitas por nós.
Este ano a árvore de Natal é diferente. Em vez de recorrermos a árvores artificiais, fizemos uma árvore de sorrisos. Poque o natal é uma festa para nós, e em cada sorriso, vai um pedido nosso.
O Pai Natal chegou , mas teve uma chegada atribulada. Coitado, enfiou-se na chaminé e ainda lá continua pendurado. O nosso trabalho foi colar o algodão e ajudarmos a colocar o painel, no hall de acesso à sala.
Só que o Pai Natal não veio sozinho, em vez das renas e dos duendes trouxe consigo mini Pais Natal. Estes, sim, elaborados por nós.
Recortámos, colámos, fizemos o nariz, boca , barbas e cinto dos pais Natal. E com estes elementos montámos o painel de acesso à sala de aula.
O hall ainda não está completamente decorado, o tempo tem sido pouco, pois temos tido muito trabalho para fazer.
BIODIVERSIDADE
Nos finais de novembro , vieram umas meninas , da Escola Superior de Saúde , falar-nos sobre biodiversidade.
Ninguém sabia o que queria dizer esta palavra, então colocaram muitas imagens no nosso quadro.
Explicaram-nos que Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida (animais e vegetais) que são encontrados nos mais diferentes ambientes. Explicaram-nos que a palavra Biodiversidade da união de "bio"(que significa vida) mais a palavra "diversidade " que significa (variedade).
A biodiversidade é formada por seres vivos que compreende plantas , animais e micro-organismos, que povoam as profundezas dos oceanos até às mais altas montanhas.
A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio das espécies em todo o mundo.
A maior ameaça à biodiversidade é a espécie humana , que vem transformando a Natureza. O derrube de florestas para a agricultura, construção de casas, a exploração da madeira,provoca impacto sobre os seres vivos como a alteração das cadeias alimentares e a extinção de espécies vegetais e animais.
A sessão foi animada com questões e respostas dadas por nós.
De seguida, pudemos observar através de um microscópio verdadeiro, minhocas , na terra. Alguns de nós assustaram-se.
Enquanto uns observavam as minhocas ao microscópio e recebiam explicações, os restantes fizeram desenhos do seu ser vivo preferido.
Foi uma aula interessante, embora o que mais gostámos tenha sido observar ao microscópio as minhocas. Pudemos ver claramente como é constituído o corpo da minhoca e vê-la mexer-se.
EXPRESSÃO MUSICAL NA SALA DO 2º ANO
Como consta nas orientações Programáticas do 1º Ciclo, o grande objetivo do Ensino na Música no 1º Ciclo é o desenvolvimento da Literacia Musical , que para além de significar uma compreensão musical sobre a música e através da música , engloba também, competências de escrita musicais.Na nossa sala temos a sorte de as aulas serem dadas por uma professora especializada, mãe de um colega nosso.
Iniciámos a aula com a entoação de uma canção sobre os sentidos , pois na altura era o que estávamos a dar em Estudo do Meio.
Batemos o ritmo da canção e o tempo com o lápis.
Batemos o ritmo com palmas.
A professora ensinou-nos a ler os símbolos musicais , a fazer pausas e silêncios.
Lemos o que a professora Mónica escreveu no quadro, batendo o ritmo com palmas, fazendo os silêncios e as pausas.
MATEMÁTICA " O TANGRAM"
O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática , uma vez que estimula os alunos a usarem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo desta área.
MANIPULAÇÃO DE OBJETOS EM MATEMÁTICA
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
Na construção do conceito de número, nesta faixa etária, é imprescindível a manipulação de materiais. A criança necessita de contactar com os mais diversos materiais para contar , relacionar, calcular . Sem manipulação e jogo , não há construção do sentido de número, nem cálculo mental, nem capacidade de relacionar a Unidade, a Dezena e a Centena, logo não há um real conhecimento do número. Antes da capacidade de abstração tem de vir a manipulação . Quando não se compreende este facto , está-se a contribuir para o insucesso na área da Matemática. Claro, que a questão não é assim tão simples, tudo depende ,também, da maturidade psicológica evidenciada pela criança e na sua capacidade de relacionar os dados para construir conhecimento.
Na nossa turma recorremos ao material concreto, sempre que possível, ou, sempre que haja necessidades, dificuldades por parte de alguns alunos.
O MAB é um desses materiais , utilizados, na sala, pelos nossos amigos que estão sujeitos a um trabalho diferente.
E assim, devagarinho , lá vamos avançando e construindo o nosso conhecimento.
Até para a semana com mais novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário