domingo, 21 de maio de 2017

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DISSOLUÇÃO EM LÍQUIDOS

Na passada terça- feira fizemos uma experiência sobre dissolução de alguns materiais em líquidos e pudemos observar o comportamento de diversos materiais em contacto com a água.

Propósito da atividade :
  • compreender que dissolver um soluto num solvente significa obter uma solução (mistura homogénea);
verificar que amostras de materiais diferentes se dissolvem de forma diferente , isto é, em iguais volumes de um mesmo solvente , a quantidade de uns materiais que se dissolvem são maiores que outras;
Após diálogo com os alunos  foram orientados de forma a definirem a questão -problema:
  • Materiais distintos dissolvem-se do mesmo modo na água?
  • O que vamos mudar...
- O tipo de material a explorar( sal, açúcar arroz, café em pó , farinha , azeite , álcool...)
  • O que vamos medir...
- O comportamento dos diferentes materiais(usar como medida uma colher de sobremesa rasa) 

  • O que vamos manter e como...
- A massa dos diferentes materiais ( colher de sobremesa rasa)
-O tipo , o volume e a temperatura do solvente (usar 100ml de água à temperatura ambiente e medir o seu valor) em cada um dos copos;
-O momento da introdução das amostras dos diferentes maeriais nos copos;
- A agitação do conteúdo de cada um dos copos;
- O tempo de espera( 10 min a mexer e repouso de 5 min );

  • O que pensamos que vai acontecer e porquê...
Exemplos de algumas previsões das crianças:
- Todos os materiais se vão dissolver de igual forma na água;
- O azeite e o arroz não se dissolvem;
- Os materiais vão dissolver-se de maneiras diferentes;
  • Registo das previsões numa tabela elaborada para o efeito onde se regista o comportamento dos diferentes materiais .
Elaboração da experiência :
Utilizámos o número de copos iguais, colocando o mesmo volume de água em cada copo. Medimos com uma colher de sobremesa porções iguais de cada material. Colocamos em simultâneo , as amostras dentro dos respectivos copos. Mexer de igual forma e durante o mesmo tempo todos os copos.
  • Após a experimentação , o que verificámos ....
- O álcool , o sal , o açúcar e o café dissolveram-se completamente na água;
- O azeite e o arroz quase não se dissolveram na água;
 - O azeite não se dissolveu na água;
- O arroz não se dissolveram na água ;
- A farinha dissolveu-se parcialmente;
Arroz e azeite não se dissolveram.
A farinha dissolveu-se parcialmente.
O sal, açúcar , álcool e café dissolveram-se completamente na água. O álcool foi o primeiro a dissolver-se.
Comparámos as nossas previsões com as conclusões tiradas.
  • CONCLUSÃO:
- Os materiais não se dissolvem todos de igual forma em água. 
- Registo das observações feitas numa tabela para o efeito:



AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE :
Os desenhos que fizemos sobre a experiência :
Foi muito divertido fazer esta experiência e aprender o que é a dissolução.

 HORA  DO  CONTO  NA  SALA  DE AULA

Esta semana ouvimos duas histórias , uma no início da semana " A árvore dos Rebuçados"

 O Sebastião adorava guloseimas. Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio! Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse.

Com os desafios que teve de enfrentar aprendeu a gostar de verduras (ervilhas, pepino, beringela, tomate, alface ) , a fazer exercício físico  e tornou-se um menino mais saudável e alegre. Depois de dialogarmos sobre a importância para a nossa saúde do consumo de vegetais e praticar exercício físico , fizemos um contrato com a professora.
Prometemos à professora levar para a escola , todos os dias lanche saudável, e à sexta.feira a professora permitiu-nos poder trazer uma "lambarice". Ficou combinado e selado com um aperto de mãos e palavra de escuteiro. Agora, vamos todos cumprir.


A CIGARRA E A FORMIGA

Na sexta -feira , a história foi a "Cigarra e a formiga" , de Luísa Ducla Soares . A história serviu para trabalhar , em Português , os sons "ce/ci" . Mais tarde fizemos o reconto do texto, falámos sobre as atitudes dos personagens e qual foi a personagem que teve a atitude mais correta. Concluímos, que apesar do trabalho ser importante e a preguiça e o não se esforçar , um defeito a evitar. A formiga teve uma atitude egoísta, pois não ajudou a cigarra quando esta se encontrava em dificuldades. Devemos ser solidários com as pessoas que se encontram a passar dificuldades, ajudá-los , sem questionar ou julgar as suas atitudes.
De seguida pintámos, recortámos e ordenámos as imagens da história.

Fizemos ainda modelagem da cigarra e da formiga em plasticina.

Como sempre, adorámos modelar em plasticina e dar asas à nossa criatividade.

 MATEMÁTICA "TIRO AO ALVO"

Durante a semana jogámos o jogo "Tiro ao alvo " para trabalhar de forma lúdica o conceito de soma , na área de matemática.

Cada aluno , por sua vez fazia três tentativas de acertar com uma bola num alvo. De seguida, dirigia-se ao quadro e fazia o registo dos pontos obtidos e realizava as somas , de cálculo mental.
As nossas pontarias não estão bem treinadas, pois, frequentemente, uma das bolas não acertava o alvo.
No final, registámos quem obteve mais pontos e menos pontos. Quem ficou em primeiro, segundo e terceiro lugar. Adorámos este jogo e estamos sempre a pedir à professora para o jogar.





 AULA DE EXPRESSÃO MUSICAL

Na quinta -feira à tarde tivemos uma surpresa , a mãe do Tomás, que para além de ser professora do 1º ciclo, também é professora de música , veio à nossa sala dar uma aula de expressão musical.
Começámos por uma canção relativa a uma das regras da sala de aula.

De seguida, foram-nos mostradas imagens de animais que tínhamos de identificar e falar um pouco das caraterísticas dos animais e onde vivem.
Foi-nos depois ensinada uma canção com alguns desses animais .




Adorámos esta aula com a mãe do Tomás. Agradecemos a sua disponibilidade e participação e esperamos que nos continue a visitar e a ensinar mais canções.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário