sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A HORA DO CONTO NA SALA DE AULA

O POLVO COCEGUINHAS

Primeiro vimos um vídeo e ouvimos uma canção sobre o fundo do mar.
A seguir , ouvimos e vimos a história "O Polvo Coceguinhas", também em vídeo.


O Polvo Coceguinhas tem oito longos e ondulantes tentáculos, e adora usá-los para fazer cócegas aos outros peixes. Mas um dia, ao acordar a Ostra com umas pequenas coceguinhas, esta assusta-se e deixa cair a sua preciosa pérola, que se perde no meio do fundo oceano.
Oh, não! Será que o Polvo a conseguirá encontrar?
Hum… não sei! Ora vamos lá descobrir!
O Polvo Coceguinhas é um animal muito curioso, brincalhão e divertido!Julgava que só sabia fazer coceguinhas, mas engana-se redondamente!
Quando o Polvo Coceguinhas acredita nas suas imensas capacidades, é a alegria no oceano profundo!

No final, falámos sobre a história e a sua personagem principal ,o polvo. Suas caraterísticas, onde vive, como é o seu corpo e aprendemos que não é um peixe. De seguida, a professora escreveu três frases , no quadro, que foram lidas e fizemos a cópia e a ilustração.
Fizemos a ilustração da parte que mais gostámos, na história, enquanto a nossa professora nos chamava para nos ouvir ler, individualmente.
E agora a parte que mais gostámos...modelamos polvos com plasticina! Adorámos esse trabalho.
Eis as nossas obras de arte , expostas no armário da biblioteca . Gostámos muito de modelar com plasticina.

O JOGO NA AULA DE MATEMÁTICA

A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática torna-se assim um problema para eles.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação na equipa na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. 


O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto da mesma e na construção de noções matemáticas, devendo proporcionar múltiplas experiências, apoiando a reflexão das crianças e colocando questões que lhes possibilitem a construção dessas mesmas noções. Para construir essas noções matemáticas e incentivar o gosto pela Matemática a introdução de jogos é fundamental, pois estes permitem que as crianças aprendam a partir dos seus próprios erros e a partir dos erros dos outros, possibilita o respeito pela diversidade, a aprendizagem de novos conteúdos matemáticos sem medo de fracassarem e desenvolve os processos psicológicos básicos necessários à aprendizagem dos conceitos matemáticos como a atenção, concentração, percepção, memória, resolução de problemas, procura de estratégias... Como tal para consolidação das noções de adição , subtração e treino do cálculo mental , esta semana , fizemos o jogo do Loto Cálculo.
                                             Foram formadas quatro equipas de seis alunos.
                            De seguida distribuídos um cartão com operações para cada equipa.
A professora ficou com as fichas e retirava uma de cada vez , dizendo em voz ala o número. Os alunos tinham de procurar no cartão da sua equipa, se tinham a operação correspondente àquele resultado. Se tivessem diziam "Nosso". O primeiro grupo a pedir a ficha, caso a operação estivesse certa recebia o respetivo cartão.
                Seria vencedor a equipa que primeiro completasse o cartão com todas as operações.
               Explosão de alegria quando a primeira equipa preencheu todo as as operações corretamente.
Foi um jogo muito divertido de jogar, mas alguns meninos não gostaram de ficar em segundo e terceiro lugares, ficaram chateados. O jogo também é importante para a socialização da criança e ajudá-la a saber perder e enfrentar frustrações. Havemos de repetir mais vezes este jogo, pois ajuda a trabalhar de forma lúdica , o cálculo mental.

JOGO DA DEZENA

Ontem demos a noção de dezena. Primeiro a professora explicou utilizando os cubinhos e a barrinha (MAB), depois explicou recorrendo ao calculador multibásico e depois com palhinhas. Para consolidar a noção de dezena fomos jogar com as palhinhas. 
A turma foi dividida em quatro grupos de seis alunos, cada. Foram distribuídas palhinhas por todos os grupos e um dado.
Cada alunos , na sua vez, jogava o dado e retirava o número de palhinhas consoante as pintinhas do dado.
Quando tivesse dez palhinhas , ou seja uma dezena, pedia um elástico à professora, para formar o conjunto de dez ( a dezena).
A professora circulava por entre os grupos perguntando quantas palhinhas tínhamos, quantas nos faltavam para ter as dez. e se já tivessemos mais de dez diziamos o número total de palhinhas que tínhamos.
A nossa colega Lara foi a primeira a formar duas dezenas, ou seja, vinte unidades.
Quem ganhou o jogo foi a nossa colega Mariana que conseguiu duas dezenas e uma unidade , ou seja 21 pontos. Mas em cada grupo quase todos os alunos conseguiram formar dezenas.
Gostámos muito de jogar este jogo e o próximo vai ser com outro material. Aguardem-nos.

PINTURA COM DEDOS




Quando uma criança corre os dedos, em seguida, ao mesmo tempo desenvolver sensações táteis (Tocar, sensação de toque), que por sua vez  estimula o cérebro .
Desenvolve e habilidades motoras finas. contribuindo para o desenvolvimento da fala e do pensamento da criança.
No decurso do desenvolvimento do desenho Introdução de cor e forma.
Assim, trabalhar com tintas de dedo e expande os horizontes. e desenvolve habilidades nas crianças.
Com a pintura com os dedos, as crianças podem dar seus primeiros passos dentro do mundo da arte. Além disso, isso os ajudará a evitar que eles chupem os dedos e coloque tudo o que encontrem na boca. Pintar com os dedos fará com que a criança se divirta e potencializará sua sensibilidade táctil, sua fantasia e desenvolverá sua coordenação, assim como a sua capacidade criativa.



Benefícios de pintar com os dedos 
Ainda que alguns pais fujam de qualquer tipo de atividade que possa manchar ou sujar os seus filhos, é importante  que saibam que  sujar-se  ou manchar-se também é aconselhável para o desenvolvimento das crianças. Para elas, um simples contato com a pintura e suas cores é uma experiência que contribuirá muito para a sua criatividade. 
A pintura com as mãos contribui com muitos benefícios às crianças.
1 – Diverte e entretém a criança  
2 – Desperta sua expressão artística, sua criatividade e imaginação
3 – Melhora sua autoestima 
4 – Estimula a coordenação motora e a psicomotricidade fina de mãos e dedos
5 – Motiva o seu entendimento espacial
6 – Aumenta suas sensações tácteis e facilita o seu conhecimento de diferentes cores e texturas 
Mais que rabiscos ou simples riscos numa folha de papel ou na parede… Pintar desenvolve a criança e faz com que ela seja um adulto bem resolvido.
Desde muito pequenas, crianças gostam de vivenciar suas experiências artísticas através da pintura. Seja com tinta, lápis de cor, giz de cera, a pintura estimula a comunicação, a criatividade, a concentração e a partir de 1 ano de idade, além destas, vai ajudar na coordenação motora e no conhecimento de cores. Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e autoestima e as habilidades para resolver problemas. Também indicada ao tratamento terapêutico de diversos problemas, pintar contribui para reduzir a ansiedade, aumentando a coragem interior e desenvolvendo expectativas. Através da expressão artística pelas cores, as crianças podem expressar suas preocupações, emoções, suas vontades e gostos, acalmando a mente de forma a beneficiar todo o organismo.

Ainda de acordo com o tema "inverno", na área de expressão plástica fizemos pintura com dedos.
                                        E aqui está, o nosso painel de árvores cobertas de neve.
Gostámos muito de trabalhar com tintas , já não é a primeira vez. Digam lá se não ficou um trabalho bem feito e bonito? A nossa professora gostou e nós também. E vocês, que acham? Deixem-nos a vossa opinião.
























4 comentários:

  1. Adorei os vossos trabalhos ...e a história do Polvo coceguinhas! Ui, ui...faz cócegas! Beijinhos para todos :) :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns prof. Paula pela maneira como motiva os alunos para o gosto da matemática, na Língua Portuguesa, nas expressões e no gosto da leitura. Tudo isso com jogos; pequenas brincadeiras e muita imaginação. Nos trabalhos de pintura para uns relembra a sua etapa no pré-escolar; para outros um novo conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo incentivo, mas a minha visão do ensino ao nível do primeiro ciclo, é um desenvolvimento global das competências da criança. Através do jogo, artes e música podemos ajudar a motivar , incentivar, ajudar na concentração e atenção, bem como, consolidar aprendizagens.

    ResponderExcluir