O POLVO COCEGUINHAS
Primeiro vimos um vídeo e ouvimos uma canção sobre o fundo do mar.
A seguir , ouvimos e vimos a história "O Polvo Coceguinhas", também em vídeo.
O Polvo Coceguinhas tem oito longos e
ondulantes tentáculos, e adora usá-los para fazer cócegas aos outros peixes.
Mas um dia, ao acordar a Ostra com umas pequenas coceguinhas, esta assusta-se e
deixa cair a sua preciosa pérola, que se perde no meio do fundo oceano.
Oh, não! Será que o Polvo a conseguirá
encontrar?
Hum… não sei! Ora vamos lá descobrir!
O
Polvo Coceguinhas é um animal muito curioso, brincalhão e divertido!Julgava que
só sabia fazer coceguinhas, mas engana-se redondamente!
Quando o Polvo Coceguinhas acredita nas suas imensas capacidades, é a alegria no oceano profundo!
Quando o Polvo Coceguinhas acredita nas suas imensas capacidades, é a alegria no oceano profundo!
Fizemos a ilustração da parte que mais gostámos, na história, enquanto a nossa professora nos chamava para nos ouvir ler, individualmente.
E agora a parte que mais gostámos...modelamos polvos com plasticina! Adorámos esse trabalho.
O JOGO NA AULA DE MATEMÁTICA
A proposta
de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social,
pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre
determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática torna-se assim um
problema para eles.
A aplicação dos jogos em sala de aula surge como
uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua,
participação na equipa na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo
professor.
O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo
gosto da mesma e na construção de noções matemáticas, devendo proporcionar
múltiplas experiências, apoiando a reflexão das crianças e colocando questões
que lhes possibilitem a construção dessas mesmas noções. Para construir essas
noções matemáticas e incentivar o gosto pela Matemática a introdução de jogos é
fundamental, pois estes permitem que as crianças aprendam a partir dos seus
próprios erros e a partir dos erros dos outros, possibilita o respeito pela
diversidade, a aprendizagem de novos conteúdos matemáticos sem medo de
fracassarem e desenvolve os processos psicológicos básicos necessários à
aprendizagem dos conceitos matemáticos como a atenção, concentração, percepção,
memória, resolução de problemas, procura de estratégias... Como tal para consolidação das noções de adição , subtração e treino do cálculo mental , esta semana , fizemos o jogo do Loto Cálculo.
Foram formadas quatro equipas de seis alunos.De seguida distribuídos um cartão com operações para cada equipa.
A professora ficou com as fichas e retirava uma de cada vez , dizendo em voz ala o número. Os alunos tinham de procurar no cartão da sua equipa, se tinham a operação correspondente àquele resultado. Se tivessem diziam "Nosso". O primeiro grupo a pedir a ficha, caso a operação estivesse certa recebia o respetivo cartão.
Seria vencedor a equipa que primeiro completasse o cartão com todas as operações.
Explosão de alegria quando a primeira equipa preencheu todo as as operações corretamente.
Foi um jogo muito divertido de jogar, mas alguns meninos não gostaram de ficar em segundo e terceiro lugares, ficaram chateados. O jogo também é importante para a socialização da criança e ajudá-la a saber perder e enfrentar frustrações. Havemos de repetir mais vezes este jogo, pois ajuda a trabalhar de forma lúdica , o cálculo mental.
JOGO DA DEZENA
Ontem demos a noção de dezena. Primeiro a professora explicou utilizando os cubinhos e a barrinha (MAB), depois explicou recorrendo ao calculador multibásico e depois com palhinhas. Para consolidar a noção de dezena fomos jogar com as palhinhas.
A turma foi dividida em quatro grupos de seis alunos, cada. Foram distribuídas palhinhas por todos os grupos e um dado.Cada alunos , na sua vez, jogava o dado e retirava o número de palhinhas consoante as pintinhas do dado.
Quando tivesse dez palhinhas , ou seja uma dezena, pedia um elástico à professora, para formar o conjunto de dez ( a dezena).
A professora circulava por entre os grupos perguntando quantas palhinhas tínhamos, quantas nos faltavam para ter as dez. e se já tivessemos mais de dez diziamos o número total de palhinhas que tínhamos.
A nossa colega Lara foi a primeira a formar duas dezenas, ou seja, vinte unidades.
Quem ganhou o jogo foi a nossa colega Mariana que conseguiu duas dezenas e uma unidade , ou seja 21 pontos. Mas em cada grupo quase todos os alunos conseguiram formar dezenas.
Gostámos muito de jogar este jogo e o próximo vai ser com outro material. Aguardem-nos.
PINTURA COM DEDOS
Quando uma criança corre os dedos, em seguida, ao mesmo tempo desenvolver sensações táteis (Tocar, sensação de toque), que por sua vez estimula o cérebro .
Desenvolve e habilidades motoras finas. contribuindo para o desenvolvimento da fala e do pensamento da criança.
No decurso do desenvolvimento do desenho Introdução de cor e forma.
Assim, trabalhar com tintas de dedo e expande os horizontes. e desenvolve habilidades nas crianças.
Com a
pintura com os dedos, as crianças podem dar seus primeiros
passos dentro do mundo da arte. Além disso, isso os ajudará a evitar que
eles chupem os dedos e coloque tudo o que encontrem na boca. Pintar
com os dedos fará com que a criança se divirta e potencializará sua
sensibilidade táctil, sua fantasia e desenvolverá sua coordenação,
assim como a sua capacidade
criativa.
Benefícios de pintar com os dedos
Ainda que
alguns pais fujam de qualquer tipo de atividade que possa manchar ou sujar os
seus filhos, é importante que saibam que sujar-se ou manchar-se também é aconselhável para o
desenvolvimento das crianças. Para elas, um simples contato com a pintura e
suas cores é uma experiência que contribuirá muito para a sua
criatividade.
A pintura
com as mãos contribui com muitos benefícios às crianças.
1 – Diverte
e entretém a criança
2 – Desperta
sua expressão artística, sua criatividade e imaginação
3 – Melhora
sua autoestima
4 – Estimula
a coordenação motora e a psicomotricidade fina de mãos e dedos
5 – Motiva o
seu entendimento espacial
6 – Aumenta
suas sensações tácteis e facilita o seu conhecimento de diferentes cores e
texturas
Mais que rabiscos ou simples riscos numa folha de papel ou na parede… Pintar
desenvolve a criança e faz com que ela seja um adulto bem resolvido.Desde muito pequenas, crianças gostam de vivenciar suas experiências artísticas através da pintura. Seja com tinta, lápis de cor, giz de cera, a pintura estimula a comunicação, a criatividade, a concentração e a partir de 1 ano de idade, além destas, vai ajudar na coordenação motora e no conhecimento de cores. Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e autoestima e as habilidades para resolver problemas. Também indicada ao tratamento terapêutico de diversos problemas, pintar contribui para reduzir a ansiedade, aumentando a coragem interior e desenvolvendo expectativas. Através da expressão artística pelas cores, as crianças podem expressar suas preocupações, emoções, suas vontades e gostos, acalmando a mente de forma a beneficiar todo o organismo.
Ainda de acordo com o tema "inverno", na área de expressão plástica fizemos pintura com dedos.
E aqui está, o nosso painel de árvores cobertas de neve.
Gostámos muito de trabalhar com tintas , já não é a primeira vez. Digam lá se não ficou um trabalho bem feito e bonito? A nossa professora gostou e nós também. E vocês, que acham? Deixem-nos a vossa opinião.
Adorei os vossos trabalhos ...e a história do Polvo coceguinhas! Ui, ui...faz cócegas! Beijinhos para todos :) :)
ResponderExcluirObrigada, professora Júlia.
ResponderExcluirParabéns prof. Paula pela maneira como motiva os alunos para o gosto da matemática, na Língua Portuguesa, nas expressões e no gosto da leitura. Tudo isso com jogos; pequenas brincadeiras e muita imaginação. Nos trabalhos de pintura para uns relembra a sua etapa no pré-escolar; para outros um novo conhecimento.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo incentivo, mas a minha visão do ensino ao nível do primeiro ciclo, é um desenvolvimento global das competências da criança. Através do jogo, artes e música podemos ajudar a motivar , incentivar, ajudar na concentração e atenção, bem como, consolidar aprendizagens.
ResponderExcluir