DEZEMBRO ÉPOCA DE NATAL
Dezembro chegou e com ele veio o frio e o cheirinho do Natal que se aproxima. Por cá, deitamos mãos à obra e começamos a enfeitar o espaço Escola. Recortámos estrelas em papel dourado e prateado , para colocar no placard de acesso à sala , junto com pinheirinhos que pintámos.
De seguida, fizemos a montagem do placard do hall de acesso à nossa sala.
Também recortámos estrelas para o mobile.
Falar de Natal sem falar de árvore de Natal , não é possível. Fizemos bolas com jornal, cobertas de papel de alumínio para enfeitar a árvore.
Tivemos de a colocar no hall, pois não há espaço na sala.
A Junta de Freguesia de Canelas convidou todas as escolas da freguesia para enfeitar uma árvore, no Jardim de S. João. Nós, escola, pedimos colaboração aos pais. Chegaram-nos trabalhos lindíssimos.
Árvore com CDs
Coroa com rolhas de cortiça.
Renas , trabalho muito bonito.
Árvore com aproveitamento de garrafas de plástico. Que criatividade!
Pai Natal em vaso de barro. Lindo!
Estrela com fitas .
Sino com aproveitamento de garrafa plástica, tem uma bola dentro.
Árvore em pano.
Garrafão de água enfeitado com azevinho verdadeiro.
A mãe do nosso colega Rodrigo Mota enviou este boneco para enfeitar a escola. O nosso obrigada.
Pose orgulhosa ao lado do trabalho da mãe.
Uma mãe de outra turma enviou este centro para a mesa da sala dos professores. Muito obrigada.Este vai ser o trabalho da turma do 1º ano para enfeitar as árvores do jardim , pedido pela junta, ainda não está acabado. A professora agrafou os copos, mas ainda falta colocar as fitas e laços, serão eles que o irão fazer.
Por enquanto, vamos enfeitando as portas das salas com o trabalho.
Ainda falta fazer os postais e uma surpresa para levar para casa, aguardem por mais notícias...
CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
O Ensino Experimental de Ciências , no 1º Ciclo, tem por objetivos específicos , os seguintes:
-Adquirir e
aprofundar conhecimentos sobre a temática das ciências, articulando com os
conteúdos programáticos do currículo do 1º ciclo;
-Fomentar o
gosto pelas ciências nos alunos em geral;
-Diversificar
estratégias de atuação em contexto de sala de aula, como forma de motivação
geral dos alunos;
-Impulsionar
a experimentação e observação de fenómenos do quotidiano, facilmente
explicáveis com termos científicos;
-Desenvolver
o trabalho colaborativo;
-Desenvolver
a compreensão de conceitos;
-Promover o
uso de vocabulário de forma natural e quotidiana pelos alunos, de acordo com as
experiências realizadas;
-Desenvolver
o pensamento crítico, dedutivo e criativo dos alunos;
-Sistematizar
o método experimental/metodologia científica no 1º ciclo;
-Fomentar a
observação e descrição;
-Desenvolver
o espírito científico dos alunos e o gosto pela investigação;
-Contribuir
para que o ensino experimental se incorpore na rotina quotidiana;
-Contribuir para que os alunos cresçam como
cidadãos participativos na sociedade atual.
DESCUBRO AS CORES
Os alunos do 1º ano, no dia 6 de dezembro, realizaram a experiência o "DESCOBRIR AS CORES". Ao longo de toda
a atividade experimental os alunos mostram-se bastante empenhados e ansiosos
para ver o resultado da mistura das várias cores. Compreenderam que algumas
cores resultam da mistura de umas cores com outras.
Primeiro os alunos fizeram as suas previsões e depois de experimentar
misturando as cores primária (o amarelo , vermelho e o azul), puderam tirar as
suas conclusões que ficaram registadas numa grelha própria.
De seguida fizemos a experiência misturando as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) umas com as outras.
Por último misturámos tintas e descobrimos as novas cores. Juntamos amarelo e
azul e obtivemos verde, vermelho e amarelo, deu laranja e vermelho e azul deu
roxo e nalguns casos castanho. Os alunos perceberam que com base em 3 cores podemos obter outras cores e
assim enriquecer os nossos trabalhos.
Por fim registámos a conclusão no livro de Estudo do Meio.
Adorámos fazer esta experiência e esperamos ansiosamente pela próxima.
HORA DO CONTO
Na semana passada , a professora leu-nos a história "A que sabe a lua?"
Adorámos esta história , muito simples, mas que nos encantou. Diversos animais que da Terra, viam a lua e tinham curiosidade em provar a lua e ficar a conhecer o seu sabor.Tentaram chegar à lua empoleirando-se uns nos outros, mas nenhum lá chegava, pois a lua ia-se desviando. Até que o menor dos animais, o rato,de tamanho minúsculo, não foi levado a sério pela lua e foi ele mesmo que provou a lua e distribuiu os pedaços pelos outros animais.
Adorámos esta história , muito simples, mas que nos encantou. Diversos animais que da Terra, viam a lua e tinham curiosidade em provar a lua e ficar a conhecer o seu sabor.Tentaram chegar à lua empoleirando-se uns nos outros, mas nenhum lá chegava, pois a lua ia-se desviando. Até que o menor dos animais, o rato,de tamanho minúsculo, não foi levado a sério pela lua e foi ele mesmo que provou a lua e distribuiu os pedaços pelos outros animais.
Elaborámos a sequência dos animais , por ordem de aparecimento na história.
Depois do reconto oral por alguns alunos, preenchemos uma ficha ,onde ordenámos os animais segundo a sequência que apareciam na história.
Na sexta feira passada, quem levou para casa o livro, para os pais lerem e fazerem o trabalho de ilustração foi o nosso colega André.
Na segunda feira regressou com este trabalho espetacular!
Todos adorámos o trabalho do André e dos pais. Muita criatividade, empenho e interesse. O André estava muito orgulhoso. Ele desenhou os animais que se encontram debaixo da lua. É assim mesmo, partilha e colaboração entre pais e filhos.
Outros trabalhos de semanas anteriores.
O leão e o rato, fábula de La Fontaine.
O desejo da lua, uma história também muito engraçada.
Os três porquinhos , história que todos conhecemos , em material Eva.
Ler histórias não é só um passatempo. Alimenta a criatividade nas crianças, aumenta o vocabulário e a imaginação, incrementa o desejo de saber ler. Pode e deve articular com atividades de matemática e português. Nós gostamos tanto de histórias que as trazemos de casa , para a professora ler. Qualquer dia temos uma montanha de livros por ler, pois a professora nem sempre as consegue ler.Esperamos que tenham gostado das nossas atividades e deixem a vossa opinião. Até breve.
Trabalhos maravilhosos...continuo a adorar! Beijocas para todos! :) :)
ResponderExcluir