sábado, 26 de novembro de 2016

MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM MATEMÁTICA

O USO DO  MAB E DO MATERIAL DE CUISENAIRE





 



Desafios para o professor

Podemos dizer que existe uma grande unanimidade em considerar que, essencialmente, o professor deve ter um papel de facilitador da aprendizagem dos alunos. Longe estarão os tempos em que se esperava que o professor explicasse a matéria resolvesse no quadro um ou outro exercício tipo, propusesse exercícios de aplicação dos conhecimentos e técnicas explicadas. No entanto, embora as expectativas tenham mudado, ainda persistem nas nossas salas de aula heranças de uma visão tradicional do ensino. Atrevemo-nos a dizer que temos de abandonar uma prática de dar a matéria— que se pode ilustrar de um modo sugestivo com a imagem de ir alegremente picando os itens do programa à medida que vão sendo dados — e que é indispensável passar para uma prática em que o professor facilita a aprendizagem dos alunos. Esta mudança implica muitos desafios os para o professor. Assim sendo, pode compreender-se que a utilização dos materiais manipuláveis são bons recursos para a obtenção de bons resultados quando utilizados na aprendizagem de conteúdos e na avaliação dos mesmos. Desafios vão-se concretizando e podemos começar a delinear estratégias para os enfrentar.

Com as barras de papel ,no nosso material de recurso, pensámos em várias formas de chegar à quantidade seis e fizemos o registo no caderno.





Foi um trabalho motivador, em que o professor apenas ia ajudando e orientando , quem tinha algumas dificuldades.
Cada um chegava a um resultado diferente do colega e isso foi posto em comum no quadro e registado.
Há meninos que fizeram imensos registos e trabalharam muito bem.
Outros foram fazendo tentativas de erro e acerto, com ajuda da professora. É assim que se aprende.




De facto, enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparar
quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao desenvolvimento: do pensar aritmético. Por outro lado, e baseado na premissa do ensino da matemática, é pela estratégia do ensino pela descoberta que os alunos impulsionam o seu pensamento, a reflexão e a discussão de conteúdos que contribuirão para a construção de conceitos com o fim máximo de adquirirem conhecimentos matemáticos. A partir das experiências diárias as crianças observam, experienciam e levantam questões que as envolvem em descobertas e discussões matemáticas. A vontade de fazer, de descobrir, de experimentar e de manipular leva os alunos a envolverem-se no seu próprio processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais construtivo e significativo.

USO DO MAB

O MAB , ou material multibásico, é um material de madeira muito utilizado para a noção de dezena, centena e milhar.
As peças (cubinhos) soltos representam a unidade, as barras representam as dezenas e a placa representam a centena.
Fizemos contagens e cada aluno descobriu várias formas de compor a quantidade seis.
 Após a descoberta, foi feito o registo no papel e o respetivo desenho.
Alguns já têm um bom cálculo mental e não necessitam do material manipulável, o que já é muito bom.
A diversificação de materiais é uma estratégia que a ajuda a perceber que na Natureza tudo é mensurável e passível de ser quantificado.
 Este método também é muito bom para levar as crianças à descoberta, deixarem de ter um papel passivo na aprendizagem e conduzi.los à construção do próprio conhecimento.

Adorámos trabalhar matemática , na escola, é interessante e nada aborrecido. Esforçamo-nos muito por ultrapassar os desafios e dificuldades.


HORA DO CONTO NA SALA DE AULA

A "Hora do Conto" é um projeto da nossa sala ligado à promoção da leitura. Tem por objetivos : Criar a curiosidade pela escrita; Alimentar o prazer das crianças ouvirem histórias; Desenvolvimento da linguagem e vocabulário, pondo as crianças em contacto com textos literários de qualidade;Promover a participação dos Pais e envolvimento nas atividades de leitura;

Esta semana , a professora leu-nos a história " O Leão e o rato", uma fábula de La Fontaine. A palavra "leão" foi a palavra geradora de aprendizagem , para o destaque o "l" e suas sílabas.
Foi feita a interpretação, através de questionário oral. De seguida, foram ordenadas as imagens da história e feito o reconto oral.
Depois de termos formado palavras pela junção de sílabas, feita a leitura , escrita e ilustração das mesmas. Fomos pintar, recortar e ordenar as imagens da história , no caderno.
No fim, copiámos três frases do quadro e escrevemo-las na folha.

"É o leão.
O leão é mau.
Ui, ui , leão mau!" 
No final, conforme íamos terminando, fomos ler , individualmente à beira da professora.

Para casa, neste fim de semana foram as histórias :




E na semana passada os meninos levaram os seguintes livros que ilustraram com ajuda dos pais:



Parabéns aos pais pelo envolvimento no projeto e pela ajuda que dão às crianças , mostrando-lhes outros materiais que podem ser utilizados nas ilustrações.




Obrigado a todos. Ficamos à espera dos trabalhos desta semana .








 

 






Um comentário:

  1. Gostei muito do vosso trabalho com o MAB. Parabéns e continuem a divertir-se, aprendendo!
    Ah! Não esqueço a história do Leão...muito bem. Bjs a todos.

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