FRUTOS DE OUTONO
Na semana em que se celebra o S. Martinho falámos de frutos de outono. Levamos alguns desses frutos para a escola tal como, maçãs, dióspiros, romãs, castanhas, nozes. Também falámos de outros, marmelos, figos, avelãs , vimos imagens e conversamos sobre o que se podia fazer com alguns desses frutos.
Provámos alguns desses frutos, nozes e romãs.
A seguir pintámos uma folha com as verdadeiras cores dos frutos do outono e enfeitámos a sala com as nossas pinturas. Já pintamos muito bem.
TRADIÇÕES DO SÃO MARTINHO
O dia de S.
Martinho celebra-se a 11 de novembro, data em que este santo foi enterrado em
Tours, França, no ano de 397, dois a três dias após ter falecido.
Reza a lenda
que, num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando
encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe
pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das
partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a
outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou
viagem. Nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom
tempo prolongou-se por três dias, ao qual se deu o nome de “verão de São
Martinho”.
O dia de São
Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de
país para país. Em Portugal, é tradição fazer-se
um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma
altura em que se prova o novo vinho. Como diz o
ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
Da ementa
fazem parte as castanhas, de preferência assadas, e a água-pé, um vinho leve de
baixo teor alcoólico, preparado com água e com os resíduos ou bagaço das uvas.
Manda ainda a tradição que se mate o porco e que se plante o cebolinho.
Na nossa escola enfeitámos o átrio de acesso à sala com um móbile com castanhas.
Com a colaboração da docente das AEC de Artes plásticas, pintámos e recortámos castanhas e folhas e completámos o nosso painel do outono.
Na sala, para além de falarmos sobre a Lenda de S. Martinho, fizemos coroas para colocar, na cabeça, no dia do Magusto.
A nossa professora deu-nos os parabéns, pois ficaram muito bem feitas.
Ansiosos, eis que chegou , finalmente, o dia do Magusto.
As tradições do dia de São Martinho
O dia de São
Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam
de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se
água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como
diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
MAGUSTO
É a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e
se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de
Setembro e Outubro, o vinho está pronto e prova-se.
No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.
Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.
Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc.
Estavam mesmo com bom aspecto! E muito boas!
A Associação de Pais ofereceu sumo para bebermos com as castanhas. Soube mesmo bem.
JOGOS TRADICIONAIS
Com a colaboração do professor das AEC de Educação e Expressão Física fizemos Jogos Tradicionais.
Não foi fácil, alguns deixaram cair as batatas.
De seguida, fizemos duas equipas, a verde e vermelha e jogámos o jogo do galo.
Ganhou a equipa amarela , temos de treinar mais este jogo , é um jogo de estratégia e não o conhecíamos bem.Fomos depois, para outra estação, onde jogámos ao jogo da força com uma corda. Foi preciso fazer muita força . Mas aprendemos que unidos temos mais força.
Acabámos empatados , uma vitória para cada lado.
O próximo jogo que nos esperava era a corrida de sacos e, apesar de algumas quedas, ninguém se magoou e foi um divertimento.
Divertimo-nos imenso!
Rodámos e a próxima estação levou-nos ao jogo da corda. Aqui não tivemos tanto sucesso, pois a maior parte de nós não sabia saltar à corda.
A nossa professora prometeu-nos comprar cordas para podermos treinar este jogo no recreio.
O último jogo é muito conhecido, Tiro ao Alvo. Tínhamos de acertar com bolas em latas e derrubá-las.
Atenção, pontaria e...lá vão as latas...
Mas nem todos conseguiram acertar. Alguns meninos têm de treinar melhor a pontaria.
Foi um jogo de que gostámos muito.
Ficámos , deste modo, a conhecer os jogos tradicionais portugueses que se jogavam nos tempos dos nossos pais e avós.
Da parte da tarde , as funcionárias fizeram a tradicional fogueira e puseram lá castanhas a assar.
Ficámos admirados , pois nunca tínhamos visto uma fogueira tão de perto.
As castanhas assadas deste modo são muito saborosas. Alguns de nós comeram destas castanhas e gostaram .
E como manda a tradição, enfarruscamos as mãos e a cara.
As nossa mães não devem ter ficado muito contentes, mas, a professora pede desculpa e tolerância, afinal, um dia , não são dias. As crianças divertiram-se imenso!
E assim , de forma alegre e divertida se passou mais uma celebração do S.Martinho. Fomos para casa, sujos, cansados, mas felizes.
O Rodrigo estava em êxtase :-) durante a tarde falou imenso sobre o que fizeram durante o dia. Adorou este dia especial na escola.
ResponderExcluirAchei fantástico terem feito estas atividades com os meninos. Afinal, a brincar também se aprende e é muito positivo eles terem a plena certeza que a escola para além da responsabilidade também lhes pode trazer muita alegria e diversão. Mais uma vez obrigada professora por nos mostrar um pouquinho do que os nossos pequeninos fazem na escolinha.
O Dinis vinha todo contente ☺ Contou a história de S.Martinho e as actividades que desenvolveram ao longo do dia! Foi o melhor dia de sempre, disse ele! Professora Paula muito obrigada pela criação deste blogue que nos permite ver um pouquinho do trabalho que desenvolve com eles.
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