Olá, somos uma turma de 26 alunos do 1º ano do concelho de Vila Nova de Gaia. Vamos iniciar este ano uma nova aventura que é a entrada na Escola do 1º Ciclo . A nossa apresentação foi no dia 15 de setembro.A nossa professora chama-se Paula Magalhães e veio chamar-nos à entrada da escola . Foi o início da nossa aventura. Será que iríamos gostar? Afinal como é a escola?
A professora teve um cuidado especial em preparar um ambiente alegre e de boas-vindas para nos receber.
Átrio de entrada da escola.
Átrio de acesso à nossa sala. Estava bonito o painel, não estava? Ali estavam as nossas fotos numa lagartinha. Sabem, é que a lagartinha é a mascote da escola devido ao nome da escola.
Aqui está ela, a nossa lagartinha mascote, não é gira?
Aspecto geral do painel de acesso à sala.
E imaginem os cabides encontravam-se identificados com os nossos nomes.
Que lindos sorrisos exibiam os nossos nomes.
A nossa sala era grande!
Depois iniciou a reunião para os pais e alguns de nós fomos brincar.
RECEÇÃO AOS ALUNOS DIA 16 DE SETEMBRO
No dia seguinte, sexta feira, dia 16 de setembro estáva-nos reservada uma surpresa, um contador de histórias visitou-nos e contou-nos histórias de encantar.
Adorámos!!!!!!!!!
Que teria ele dentro do baú?
A nossa curiosidade era imensa e só nos apetecia ir abrir aquele baú, que continha tesouros imagináveis! Lindos livros de histórias.
Adorámos as histórias todas. Volte sr. pirata contador de histórias. Não demore...
APADRINHAMENTO DOS ALUNOS DO 1º ANO
Inserido ainda no período de receção aos alunos tivemos o apadrinhamento dos alunos do 1º ano pelos alunos do 4º ano.
Uma caixa com o certificado de boas-vindas aos alunos do 1º ano e uma cesta com papelinhos com o nome dos meninos mais velhos do 4º ano.
As professoras chamavam um aluno do 1º ano que escolhia um dos papéis onde constava o nome de quem seria o seu padrinho , ou madrinha.
Os padrinhos saudavam os afilhados com um abraço e davam-lhes um chupa.
E foi assim que conhecemos os nossos padrinhos e madrinhas. A responsabilidade deles é grande. Têm por função ajudar-nos , ensinar-nos as regras da escola, ajudar-nos na localização dos espaços escolares, defender-nos e ajudar-nos a portar bem. Afinal, vão ajudar-nos a integrar melhor na escola.
Juntos queremos, neste novo ano letivo
fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos
sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança,
senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação,
que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e
demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família que é a Escola.
O nosso primeiro trabalho na sala
O nosso retrato
Painel com os auto retrato de todos os alunos.
Todos gostamos de desenhar-nos e de desenhar a nossa família.
Depois de ouvirmos a História de Luísa Ducla Soares "Uma história de Dedos" contornamos a nossa mão e enfeitamos os vários dedos , aprendendo o nome de cada um.
Os trabalhos encontram-se na nossa capa, na escola.
O Português e a Expressão Plástica
Já começamos a aprender coisas novas. Já conhecemos a vogal " i" minúscula e maiúscula e já fizemos muitas fichas de treino e cantamos canções do I.
A nossa professora deixou-nos trabalhar em plasticina e pediu-nos para desenharmos a ilha da Inês e a vogal "i" com a plasticina . Eis os nossos trabalhos.
O que acharam , não ficaram engraçados? Temos artistas na turma. A nossa professora adorou o nosso trabalho.
Exercício e psicomotricidade a par da Matemática
Como ainda somos muito novos e nos cansamos depressa, a nossa professora faz muito exercício connosco. As condições não são as melhores, mas ninguém se magoou. Exercícios de lateralidade na sala de aula.
Relaxamento final.
Uf! Que cansados que estávamos!Já fizemos estes jogos de esquerda, direita, em cima , em baixo, por diversas vezes.
E também já fizemos vários jogos no recreio .
HORA DO CONTO
A HISTÓRIA DA CAROCHINHA
Hoje, a professora leu-nos a história da "Carochinha e do João Ratão" de Luísa Ducla Soares .
De seguida, alguns alunos fizeram o reconto da história e fomos dramatizá-la. Aqui ficam alguma imagens.
A carochinha andava a varrer a casa e encontrou uma moedinha.
Apareceu o porco que com ela queria casar, mas ela mandou-o embora .
Apareceu um galo, mas ela também não gostou dele.
De seguida, veio uma vaca, mas a sua voz era muito feia.A carochinha também não gostou.
Até que apareceu um ratinho, com uma voz doce e fina.
A Carochinha falou com ele e agradou-lhe o seu ar.
os dois foram casar. Mas, a Carochinha esqueceu-se do colar e pediu ao João Ratão que lho fosse buscar.
Ele foi, mas ao entra em casa cheirou-lhe bem e foi espreitar.
Caiu no fundo do caldeirão, onde a Carochinha o foi achar.
Os nossos atores portaram-se muito bem . Tiveram muitas palmas para festejar.
Depoi, foram pintar as imagens da história em Banda desenhada. Recortar e colar por ordem numa folha.
E assim terminou a primeira semana de aulas.
Espero que tenham gostado e deixem comentários elogiosos e a dar a vossa opinião. de pais.
Ela é importante para nós.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei as ilhas, os auto-retratos e as mãos. Tanta cor nas obras de arte só pode significar que estão felizes.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Faço tudo para que gostem da escola e para que se torne uma passagem com sentido e de memória positiva.
ResponderExcluirAgradeco por ter dado a conhecer aos pais o que os nossos meninos aprenderam.
ResponderExcluirDou os parabens por ter explorado diversos materiais na explicacao de novos conceitos que eles aprenderam.
Parabens pelo trabalho.
Parabéns, meninos e meninas do 1º ano! Gostei muito dos vossos trabalhos! Continuem a trabalhar, estão muito bem...Bjs
ResponderExcluirÉ de louvar este tipo de iniciativas, obrigada, estivemos a ver juntamente com a Bárbara e foi um momento engraçado de família.(advinhar qual o desenho, a mao,a palmeira) A escola e os pais devem estar sempre interligadas so assim conseguimos tornar as nossas crianças adultos melhores! Parabéns pela iniciativa e obrigada por nos deixar fazer parte destes momentos.
ResponderExcluirÉ de louvar este tipo de iniciativas, obrigada, estivemos a ver juntamente com a Bárbara e foi um momento engraçado de família.(advinhar qual o desenho, a mao,a palmeira) A escola e os pais devem estar sempre interligadas so assim conseguimos tornar as nossas crianças adultos melhores! Parabéns pela iniciativa e obrigada por nos deixar fazer parte destes momentos.
ResponderExcluirObrigada , eu, pela vossa gentileza, mas é isso mesmo que pretendo com o blog. Colocar os pais a par do que os filhos vão fazendo na escola , é uma forma de poderem acompanhar , dialogar com as crianças e incentivá-los sempre a fazer mais e melhor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada Professora por nos dar a conhecer o trabalho feito com os nossos meninos. É muito bom estarmos ligados desta forma e poder acompanhar a evolução deles. Obrigada
ResponderExcluirObrigada Professora por nos dar a conhecer o trabalho feito com os nossos meninos. É muito bom estarmos ligados desta forma e poder acompanhar a evolução deles. Obrigada
ResponderExcluirObrigada Professora por nos dar a conhecer o trabalho feito com os nossos meninos. É muito bom estarmos ligados desta forma e poder acompanhar a evolução deles. Obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada professora Paula, é bom podermos ver os trabalhos realizados com os nossos meninos. Obrigada
ResponderExcluir